Estadão: ‘Nada justifica a ocultação de dados da educação’

Em editorial publicado na manhã desta terça-feira, 1°, o jornal O Estado de S. Paulo criticou a decisão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de não divulgar dados do de alfabetização no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pelo segundo ano consecutivo. A informação sobre a medida foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

“Um ofício do Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável por avaliações, indica que, neste ano, publicará somente os microdados referentes aos exames do 5º e 9º anos do ensino fundamental, e também do 3º ano do ensino médio de Português e Matemática, ocultando os resultados das provas aplicadas para alunos do 2º ano do fundamental, que avaliam níveis de alfabetização”, analisou o Estadão. “Até aqui o MEC não desmentiu nem o ofício nem a recomendação do Inep.”

Conclusão do Estadão sobre gestão da educação do governo Lula

Chefe do Ministério da Educação (MEC), Camilo Santana (esq.), e presidente Luiz Inácio Lula da Silva (dir.)
Chefe do Ministério da Educação (MEC), Camilo Santana (esq.), e presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Bruna Araújo/MEC

Em maio do ano passado, quando o indicador “Criança Alfabetizada” ficou disponível, o presidente Lula comemorou o fato de que o Brasil atingiu 56% de crianças alfabetizadas. O medidor, porém, mostrou um resultado 20 pontos porcentuais acima do desempenho coletado no Saeb de 2021. O Saeb de 2021 ficou apenas 1 ponto porcentual acima do Saeb de 2019.

Leia mais: “Imprensa tradicional descobre o PT”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 262 da Revista Oeste

“Embora não haja qualquer razão para acreditar que a gestão do ministro Camilo Santana tenha decidido esconder resultados de uma avaliação já aplicada por algum motivo pouco republicano, não é bom sinal o recuo na promessa de divulgá-los”, conclui o jornal.

“Não há razão para ocultar qualquer dado, mesmo à guisa de aperfeiçoamento ou ajuste na qualificação das análises. Sobretudo quando mostra o nível de aprendizado dos alunos em português e matemática numa etapa especialmente importante da jornada de sua formação.”

Leia também: “O conto do vigário”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 262 da Revista Oeste

O post Estadão: ‘Nada justifica a ocultação de dados da educação’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.