Anistia: Bolsonaro se reúne com oposição da Câmara

Uma reunião entre Jair Bolsonaro e integrantes do Partido Liberal (PL) consolidou a estratégia da oposição de obstrução total da Câmara dos Deputados até que o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) paute a votação do PL da Anistia.

O encontro ocorreu nesta terça-feira, 1° de abril, em Brasília. Participaram do debate sobre a anistia os líderes: Sóstenes Cavalcante (PL na Câmara), Luciano Zucco (oposição) e Carol de Toni (minoria). O 1° vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), também estava presente. 

bolsonaro - reunião anistia
Bolsonaro e demais integrantes do Partido Liberal discutem a anistia aos presos pelo 8 de janeiro de 2023 | Foto: Divulgação/Equipe Luciano Zucco

Definiu-se que a oposição vai usar o instrumento regimental de obstrução total dos trabalhos nas comissões permanentes e no Plenário da Casa. A coluna já havia informado, ontem, que a Casa poderia parar caso Motta não pautasse a urgência da proposta. 

+ Zucco apresenta dossiê sobre abusos e violações contra presos do 8/1

Segundo o líder Zucco, o objetivo é pressionar pela inclusão do requerimento de urgência para acelerar a tramitação do PL da Anistia: “Estamos vivendo um estado de exceção no Brasil”. 

“E em momentos de anormalidade institucional, precisamos atuar de forma muito firme”, destacou. “Portanto, a orientação é para obstruir todas as pautas. Nada mais importante agora do que buscar reparação para as centenas de presos e refugiados políticos do Brasil.”

PL quer votar anistia na próxima semana

Nesta terça-feira, líderes da Câmara dos Deputados devem se reunir com o presidente Motta, para discutir o andamento do Projeto de Lei da Anistia. A notícia foi publicada com exclusividade por Oeste na semana passada.

Segundo o líder Partido Liberal na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), o horário da reunião com Motta sobre a anistia será definido ainda nesta segunda-feira, 31. O encontro tinha sido previamente marcado pelo presidente da Casa antes de sua viagem ao Japão, na comitiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Ao longo da última semana, a oposição protagonizou uma obstrução parcial dos trabalhos na Casa Baixa para pressionar o andamento do projeto da anistia aos presos pelas manifestações de 8 de janeiro de 2023. 

Hugo Motta fechou o compromisso de pautar a anistia para receber apoio do PL à sua candidatura à presidência da Câmara | Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

“Agora, estou trabalhando nas assinaturas de apoio à urgência para a votação da anistia”, afirma Sóstenes, com exclusividade a Oeste. De acordo com o parlamentar, quatro líderes parlamentares já apoiam o documento — os outros quatro devem assinar entre hoje e amanhã.

Sóstenes também destaca que é produzido um segundo documento de apoio à urgência, o qual já conta com mais de 110 deputados signatários. “Comecei a coletar essas assinaturas ontem, mas a lista vai crescer muito”, afirma. “Só precisamos esperar a chegada dos demais deputados apoiadores na Câmara.”

sóstenes cavalcante - pl - pgr - 8 de janeiro
O líder do Partido Liberal na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), quer pautar a anistia na semana que vem | Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O post Anistia: Bolsonaro se reúne com oposição da Câmara apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.