Um dos mais importantes maestros brasileiros, o pianista João Carlos Martins usou suas redes sociais para anunciar que está se aposentando. Aos 84 anos, Martins comunicou que vai encerrar a carreira dos palcos após uma jornada de 76 anos dedicada à música. Em sua conta oficial no Instagram, o músico disse que no dia 9 de maio próximo fará sua despedida dos palcos internacionais no Carnegie Hall, em Nova York, Estados Unidos. “Aos poucos vou saindo dos holofotes no Brasil”, escreveu ele.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Nos últimos anos, Martins teve de lidar com diversos problemas de saúde, incluindo mais de 30 cirurgias. São complicações que o artista enfrenta desde a infância, quando aos sete anos de idade teve de se submeter a três operações devido a um tumor no pescoço. Mais recentemente, Martins sofreu novas intervenções nas mãos, o que praticamente eliminou suas habilidades com as teclas do piano. Ainda assim, contando com sua determinação e ajuda da tecnologia (ele passou a usar luvas especiais), João Carlos Martins continuou fazendo apresentações musicais no Brasil e no exterior.
Em seu depoimento nas redes, o músico esclareceu que a aposentadoria será somente dos palcos e que continuará envolvido com a música por meio de novos projetos, que ele promete detalhar no próximo dia 30 de abril – quando se apresenta na Sala São Paulo, regendo a Bachiana Filarmônica SESI-SP. Há muitos anos, Martins dedica-se a manter a mente ativa e pretende focar em iniciativas relacionadas à educação musical e ao desenvolvimento de jovens talentos. “Aos 84 anos a mente não pode parar”, disse. “Vou intensificar meu trabalho de educação musical e, ao lado de grandes profissionais, tentar inspirar pessoas a transformarem adversidades em grandes realizações.”
O post Maestro e pianista João Carlos Martins anuncia aposentadoria aos 84 anos apareceu primeiro em Revista Oeste.