“Dinheiro não aguenta desaforo”, e o empresário Yoshiaki Tsutsumi é prova viva desse ditado popular. Natural do Japão, ele foi o primeiro nome do topo da lista de bilionários da Forbes e hoje nem sequer aparece no ranking.
+ Leia mais notícias de Curiosamente e desvende um mundo escondido
A primeira lista de bilionários da Forbes saiu em 1987. Na época, Yoshiaki apareceu no topo do ranking com US$ 20 bilhões — e se manteve como a pessoa mais rica da Terra por três edições seguidas. Contudo, em 2007, o empresário deixou o clube dos super-ricos do planeta — e nunca mais voltou. A saída veio depois de entreveros com a Justiça.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
A vida profissional do empresário passou por uma sequência de turbulências em meio a fraudes na empresa que o fez o homem mais rico da Terra, a Seibu Group. A companhia foi expulsa da Bolsa de Tóquio em 1994, em razão de fraudes. No ano seguinte, ele próprio foi considerado culpado de crimes relacionados ao caso e acabou preso.
Agora, Yoshiaki tem 94 anos. Seu atual patrimônio não o faz bilionário, ao menos não em dólares. É uma fortuna para ninguém botar defeito, US$ 500 milhões. Contudo, é 40 vezes menos que o patrimônio dele no auge do sucesso — e o deixa bem longe da lista da Forbes.
Como Yoshiaki entrou para a lista da Forbes?
Yoshiaki é filho de Yasujiro Tsutsumi, magnata japonês e fundador do Seibu Group, com a amante Ishizaka Tsuneko. Ele herdou o controle do conglomerado fundado pelo pai. A companhia atua em diversas áreas como transporte público urbano, hotelaria, habitação e varejo. Porém, o controle não está mais nas mãos de Yoshiaki ou seus familiares.
O post O primeiro super bilionário da Forbes perdeu o título e os bilhões também apareceu primeiro em Revista Oeste.