A Amazon enviou uma proposta ao governo dos Estados Unidos para adquirir o aplicativo de vídeos TikTok dos atuais proprietários chineses. A companhia encaminhou a oferta por meio de uma carta ao vice-presidente J.D. Vance, encarregado de intermediar a negociação nos EUA, e ao secretário de Comércio, Howard Lutnick.
Apesar do interesse, o governo norte-americano não considera a proposta como uma opção viável. De acordo com uma fonte próxima às tratativas, a proposta da Amazon enfrenta resistência interna. A empresa não se pronunciou sobre o assunto.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Mesmo sem perspectiva de avanço, a oferta pode incentivar outros concorrentes a elevarem suas propostas. Além disso, o envolvimento da Amazon nas tratativas pode proporcionar acesso a informações estratégicas sobre o desempenho financeiro do TikTok.
A TikTok Shop, unidade de e-commerce da plataforma, se tornou uma concorrente direta do marketplace da gigante americana.
O presidente Donald Trump se reuniu nesta quarta-feira, 2, com J.D. Vance e outras autoridades para analisar diferentes propostas de aquisição do TikTok. Entre as alternativas em discussão, está um consórcio que pode envolver a Oracle Corporation, a Blackstone Inc. e outros investidores de tecnologia.
Donald Trump estabelece prazo para controladora do TikTok
Trump estabeleceu o prazo até 5 de abril para que a ByteDance, administradora chinesa do aplicativo, transfira o controle do TikTok nos EUA, sob risco de o aplicativo ser proibido no país.
Ele já indicou que pode ampliar esse período, caso necessário. O Congresso aprovou uma legislação para impedir que o governo chinês tenha acesso a dados sensíveis de cidadãos americanos. O ex-presidente Joe Biden sancionou a medida no ano passado.
O governo já havia prorrogado o prazo anterior, inicialmente estipulado para 19 de janeiro. Mesmo que Trump autorize uma nova oferta, a conclusão da negociação depende da aprovação da ByteDance e do governo chinês. Até o momento, não há confirmação sobre a participação da empresa nas discussões.
+ Leia também: “Boulos diz que big techs lucram com os ‘crimes da extrema direita'”
O empresário Frank McCourt também permanece interessado na aquisição do TikTok. Em entrevista à Bloomberg Television, ele afirmou que sua proposta segue em avaliação.
“Teremos mais clareza ainda hoje ou, no mais tardar, até o dia 5”, disse McCourt. Ele considera improvável que gestão Trump finalize um acordo antes do prazo.
O post Amazon apresenta proposta para adquirir o TikTok dos chineses apareceu primeiro em Revista Oeste.