O levantamento divulgado nesta quinta-feira, 3, pelo Paraná Pesquisas, apresenta informação positiva em relação ao futuro político do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Ele aparece em primeiro lugar numa eventual disputa para o Senado no Estado — e com mais da metade das intenções de voto.
Conforme o instituto, Zema registra 52,7% das intenções de voto. Ele tem 28,4 pontos porcentuais de vantagem sobre o segundo colocado, no caso o senador Rodrigo Pacheco (PSD), com 24,3%. O também senador Carlos Viana (Podemos) surge em terceiro, com 18,9%.
Em seu segundo mandato consecutivo como governador, Zema é tido como pré-candidato ao Senado. Para o pleito de 2026, Pacheco e Viana, que em 2018 venceram a ex-presidente Dilma Rousseff, terão de renovar seus mandatos caso queiram seguir com assentos no Congresso Nacional.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os deputados federais Newton Cardoso Jr. (MDB) e Eros Biondini (PL) completam o top five da hipotética disputa prevista pelo Paraná Pesquisas, com 12% 11,2% das intenções de voto.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), registra 9,2%. Ele é seguido pelo deputado federal Domingos Sávio (PL), com 6,9%, e pelo secretário de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP), com 6,4%. O deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos) e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe (sem partido), completam a lista; eles têm 1,6% e 1,5%, respectivamente.
O grupo de nenhum/branco/nulo representa 11,7%. Por fim, 4,6% não souberam responder ou não quiseram opinar.
De acordo com o Paraná Pesquisas, a margem de erro é de aproximadamente de 2,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais. As entrevistas ocorreram de 26 a 30 de março, com mais de 1,6 mil eleitores em potencial, em 70 municípios de Minas Gerais. O grau de confiança do levantamento é de 95%.
Zema lidera para o Senado; Cleitinho e Nikolas se destacam na disputa pelo governo

No material divulgado na tarde desta quinta-feira, o Paraná Pesquisas também apresentou duas simulações para a disputa pelo governo estadual de Minas Gerais. Nos dois casos, parlamentares da direita aparecem isolados na primeira colocação. No primeiro cenário, por exemplo, o senador Cleitinho (Republicanos) registra 39,7% das intenções de voto. Já na segunda configuração, o destaque vai para o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), com 39,4%.
O post Senado por MG: Romeu Zema (Novo) tem mais de 50% das intenções de voto apareceu primeiro em Revista Oeste.