O número de reclamações contra planos de saúde no Brasil aumentou significativamente, em razão dos atrasos nos reembolsos. Em 2024, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) registrou 64 mil queixas — o maior número dos últimos cinco anos.
Pacientes e hospitais têm relatado atrasos nos repasses financeiros, o que levanta preocupações sobre a eficiência dos processos. Um levantamento realizado em 85 instituições privadas revelou que, em 2024, os valores retidos pelos planos de saúde chegaram a quase R$ 6 bilhões.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
As operadoras de saúde exigem uma série de documentos para processar os reembolsos, como comprovantes de despesas e notas fiscais. No entanto, a ANS não define quais documentos são obrigatórios, o que permite às operadoras ampliar suas exigências — e, consequentemente, gerar atrasos.
A Associação Brasileira de Planos de Saúde ressalta que as operadoras adotaram medidas para evitar fraudes, como a identificação de recibos duplicados e atendimentos inexistentes.

O post Aumenta o número de reclamações contra planos de saúde por demora no reembolso apareceu primeiro em Revista Oeste.