O Brasil está prestes a vivenciar uma queda significativa nas temperaturas por causa da chegada de uma intensa massa de ar frio neste fim de semana.
Este fenômeno meteorológico afetará as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e partes do Norte, como Rondônia e Acre, onde é esperado o primeiro episódio de friagem do ano. Geada pode ocorrer na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Segundo o site Meteored, atualmente, uma frente fria avança pelo país, o que causa chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Depois de sua passagem, nos próximos dias, uma poderosa massa de ar frio se instalará. O fenômeno provoca uma redução significativa nos termômetros, especialmente no Sul do Brasil.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Durante o fim de semana, o ar frio será mais intenso, o que afeta São Paulo, Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e o oeste de Mato Grosso. O fenômeno da friagem, caracterizado pela incursão de ar frio que causa uma queda acentuada de temperatura, é raro no Norte, mas Rondônia e Acre poderão sentir sua influência.
Geada pode atingir o Sul
As temperaturas durante a madrugada e manhã no Sul poderão cair abaixo dos 10ºC, enquanto no Sudeste, os valores mínimos podem chegar perto dos 15ºC. Modelos meteorológicos indicam a possibilidade de temperaturas ainda mais baixas em áreas de serra, como a gaúcha e catarinense.
Leia também: “Inmet emite alerta de chuvas para centro-sul do Brasil”
Os termômetros podem marcar próximo ou abaixo de zero. Isso aumenta a chance de formação de geadas pontuais durante as madrugadas deste sábado, 5, e domingo 6, nessas regiões específicas. Apesar disso, as geadas não devem ocorrer de forma generalizada.
O post Intensa massa de ar frio pode trazer 1ª geada do ano e mínimas abaixo dos 10ºC apareceu primeiro em Revista Oeste.