O mercado de livros digitais, apesar de todos o preconceito dos “formadores de opinião”, atingiu 8% do mercado editorial brasileiro, segundo pesquisa do Nielsen Book, em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Mas nem todos esses livros digitais são para serem lidos, em celulares, computadores ou aparelhos Kindle. Os audio books representam uma parte desse mercado digital. Como o próprio nome diz, são versões em áudio dos livros, lidos por atores, narradores ou pelos próprios autores do texto. Segundo pesquisa dos sites Dosdoce e Bookwire, o mercado global de audiolivros deve crescer 25% nos próximos sete anos.
Esse mercado cresce especialmente entre pessoas que passam longos períodos no trânsito. E a Amazon, que tem uma forte presença no segmento de livros digitais com o Kindle, também está presente no de audio livros com o apAudible. Segundo a empresa, são mais de 100 mil títulos, 4 mil deles em português.
Os livros podem ser comprados, ou você pode pagar uma assinatura de R$ 19,90 e ter acesso ao catálogo, como no programa Kindle Unlimited. Alguns livros não estão incluidos, e fazem parte do “catálogo adicional”, sendo pagos à parte. Infelizmente os grandes best sellers costumam estar nesse catálogo à parte.
Ao escolher um livro, ele pode ser ouvido no computador ou no celular, com o aplicativo. Você pode escolher a velocidade da narração, marcar trechos e escolher capítulos. E relaxar: alguém vai ler o livro para você.

O post Audible: para ouvir livros apareceu primeiro em Revista Oeste.