O fim de semana reserva chuvas intensas nas regiões leste de São Paulo e Rio de Janeiro, com potencial para causar sérios danos. As previsões mostram que a precipitação pode ultrapassar a média esperada para todo abril, com a chegada de uma frente fria. O site Meteored divulgou a previsão do tempo, nesta sexta-feira, 5.
Especificamente, o Litoral Norte de São Paulo e a Região Serrana do Rio de Janeiro podem enfrentar o dobro do volume de chuva que o esperado para o mês, que varia de 80 mm a 130 mm, mas podem superar 200 mm, segundo modelos meteorológicos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para 107 municípios, o que inclui Volta Redonda (RJ), Barra Mansa (RJ), Santos (SP), São José dos Campos (SP) e Guaratinguetá (SP), o que afeta cerca de 1,6 milhão de habitantes.
É fundamental que a população siga rigorosamente as orientações dos órgãos competentes, como a Defesa Civil, com o objetivo de minimizar riscos durante este período crítico de chuvas intensas.
As precipitações começaram na madrugada deste sábado, 5, e afetaram o litoral paulista, a Região Metropolitana de São Paulo e quase todo o litoral fluminense. A intensidade das chuvas varia de leve a moderada, prolongando-se de Itanhaém (SP) até o Rio de Janeiro (RJ).
Chuvas diminuem no litoral paulista

Durante a manhã de sábado, as chuvas darão uma pequena trégua no litoral paulista, mantendo o tempo nublado. Contudo, no litoral sul do Rio de Janeiro, as chuvas persistem fortes, especialmente em Angra dos Reis (RJ), Mangaratiba (RJ) e Petrópolis (RJ).
À tarde, as chuvas diminuem ainda mais em São Paulo, mas pancadas isoladas podem ocorrer no Vale do Paraíba, próximo à divisa com Minas Gerais. No Rio de Janeiro, a Região Serrana enfrenta chuvas intensas, com potencial de prejuízos em Natividade (RJ) e outras localidades.
Neste domingo, 6, as chuvas perdem força, tornando-se mais esparsas durante a madrugada e manhã, mas a frente fria avança para o Espírito Santo. O Litoral Norte de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro devem ter apenas pancadas leves ao longo da manhã.
À tarde, as chuvas centralizam-se no norte do Rio de Janeiro, próximo à divisa com o Espírito Santo, sendo mais intensas em Campos dos Goytacazes (RJ) e São Francisco do Itabapoana (RJ), segundo o modelo da Meteored.
Além das cidades destacadas, outras regiões também devem registrar elevados acumulados de precipitação:
- Mangaratiba (RJ) com 209,6 mm;
- Angra dos Reis (RJ) com 168,8 mm;
- Petrópolis (RJ) com 163,4 mm;
- Teresópolis (RJ) com 148,6 mm; e
- Ubatuba (SP) com 134,7 mm.
O post Alerta vermelho: fim de semana vai ser marcado por chuvas de 200 mm apareceu primeiro em Revista Oeste.