Chuvas em Angra dos Reis (RJ) causam deslizamentos e desalojam quase 200 pessoas

As intensas chuvas dos últimos dias em Angra dos Reis (RJ) provocaram sérios transtornos para a população e deixaram 193 pessoas desalojadas. O volume de precipitação acumulado chegou a 347 milímetros em 48 horas, segundo um boletim da prefeitura divulgado na manhã deste sábado, 5.

Por causa dessas condições adversas, as pessoas desalojadas foram realocadas em quatro abrigos temporários providenciados pela administração local. Ao todo, 36 pontos de apoio foram abertos para atender a população afetada.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O município enfrenta problemas de infraestrutura, com 15 deslizamentos de terra registrados, além de queda de árvores que danificaram residências e obstruíram vias. No bairro Belém, uma casa foi parcialmente destruída e um veículo soterrado, mas não houve feridos.

Bairros como Carioca, Praia do Machado, Frade e Morro da Velha também foram impactados. A Defesa Civil está no local, com suas equipes de engenharia avaliando as áreas afetadas. Seis pontos de inundação foram identificados, o que inclui o Rio Japuíba, o Rio Caputera e áreas urbanas como Parque Belém e Verolme.

O bairro Parque Mambucaba é o mais prejudicado, com operações de resgate sendo realizadas com botes para garantir a segurança dos moradores. Na madrugada deste sábado, a Defesa Civil enviou alertas de risco extremo por SMS para bairros como Monte Castelo, Sapinhatuba I e Parque das Palmeiras.

Alertas em bairros de Angra dos Reis

Sirenes de alerta foram acionadas em 42 bairros, para orientar os moradores a evacuarem para locais seguros. Por causa do risco de deslizamentos, trechos da BR-101 (Rodovia Rio-Santos) estão interditados desde a noite desta sexta-feira, 4, afetando também Paraty (RJ) e Mangaratiba (RJ).

A CCR RioSP, concessionária da rodovia, informou que técnicos monitoram as condições meteorológicas e que as interdições devem continuar até o meio-dia, quando se espera diminuição das chuvas. A Polícia Rodoviária Federal alerta que não há rotas alternativas e recomenda cautela.

Aos motoristas, sugere-se seguir orientações das autoridades e verificar as condições climáticas antes de viajar. As autoridades locais reforçam que quem estiver em áreas de risco deve procurar imediatamente os abrigos disponíveis.

O post Chuvas em Angra dos Reis (RJ) causam deslizamentos e desalojam quase 200 pessoas apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.