Depois de um fim de semana de muita chuva, uma frente fria se afasta da região Sudeste e o tempo volta a ficar seco principalmente a partir desta terça-feira, 8. O sol predomina e só há alerta sobre chuva na divisa de São Paulo com o Paraná, conforme previsão do Climatempo.
No Sul do Brasil, o fim de semana foi frio e com predomínio de sol. Contudo, novas áreas de instabilidade passam sobre a região. Haverá nuvens carregadas que vão provocar fortes pancadas de chuva principalmente sobre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
Frente fria vai provocar temporais
Uma frente fria chega ao litoral sul da Bahia e aumenta a chuva por lá. Na costa norte do Nordeste e também no litoral do Pará e do Amapá, nuvens carregadas provocam fortes pancadas de chuva nessas áreas.
O calor e a grande disponibilidade de umidade no ar formam nuvens pesadas. Isso ocorre sobretudo em muitas áreas do Norte do Brasil e também de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Desse modo, aumentam as condições para pancadas de chuva de forte intensidade.
Temperatura sobe no Sul e Sudeste
O ar frio de origem polar se afasta cada vez mais do país. Assim, as temperaturas sobem nesta terça-feira nos estados do Sul e do Sudeste, mas o dia amanhece frio em vários locais dessas regiões. Alerta especial para chuva forte e volumosa no litoral do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina.
Na região Sul, estado de atenção para temporais no leste e norte do Rio Grande do Sul e na grande Porto Alegre. A chuva mais forte acontece na madrugada e pela manhã. Todo estado de Santa Catarina também fica em alerta para temporais nesta terça-feira.
Atenção para pancadas de chuva com moderada intensidade no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul e em todo o estado do Paraná. Há risco de chuva forte nesta terça-feira em Curitiba, Florianópolis e em Porto Alegre. Na região Sudeste do Brasil, alerta para pancadas de chuva no oeste de São Paulo e na divisa de São Paulo com o Paraná.
Na região Nordeste, alerta para temporais no litoral sul da Bahia e na região litorânea do Maranhão, próximo ao Pará. No interior do Maranhão, norte do Piauí e do Ceará e sul da Bahia, a terça-feira é de atenção.
Mato Grosso tem alerta em fronteiras e divisas
A região Centro-Oeste do país tem alerta para temporais na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. E ainda no extremo norte de Mato Grosso, na divisa com o Pará. Nas demais áreas de Mato Grosso, no extremo sul de Goiás e em Mato Grosso do Sul, atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes. Na região Norte do Brasil, quase todas as áreas passam esta terça-feira em atenção. O risco é de pancadas de chuva moderadas a fortes.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste
O post Temporais voltam a ocorrer no Sul, no litoral da Bahia e no Norte do Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.