O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) anunciou, nesta quarta-feira, 9, que vai fazer uma greve de fome até o fim do seu processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
Glauber Braga enfrenta uma ação movida pelo Partido Novo depois de ter agredido Gabriel Costenaro, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) com chutes. Na ocasião, o brigão do Psol também tentou agredir o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).
“Vou permanecer nesta sala, no Congresso, até a finalização desse processo”, declarou o psolista. “Estou o dia inteiro em jejum e, a partir de agora, não vou me alimentar. Vou aguardar a decisão irrevogável. Vou permanecer aqui neste plenário. Quem quiser chamar de greve de fome, chame como queira.”
+ Caso Glauber Braga: relator pede cassação do mandato do psolista
Durante seu discurso na sessão do Conselho de Ética, o parlamentar de esquerda disse ter tomado “a decisão irreconciliável e irremediável de que não vou ser derrotado por Arthur Lira”.
“Eu não vou ser derrotado pelo orçamento secreto”, prosseguiu. “Eu não vou ser derrotado pelo sócio minoritário dessa ação, que é o MBL. Eu sei o que está em jogo nesse momento.”
Alguns minutos depois do anúncio de greve de fome, a oposição já reagiu. A líder da minoria na Câmara, Carol De Toni (PL-SC), e o deputado Carlos Jordy (PL-SP) publicaram um vídeo em que ironizam a fala de Glauber Braga.
Cassação de Glauber Braga
O Conselho de Ética analisa o parecer do relator do processo, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), o qual deu um parecer que pede a cassação do mandato de Glauber Braga. O episódio que motivou a ação do Novo ocorreu em 16 de abril de 2024.
Ao ler seu parecer, Paulo Magalhães descartou a tese do psolista de legítima defesa. O parlamentar afirmou que as agressões de Glauber contra Costenaro foram “injustificadas” e “desproporcionais”.
O relador afirmou que “não é de hoje” que o brigão do Psol tem uma conduta “incompatível com o compoartamento esperado de um parlamentar” e que tem “ultrapassado todos os limites”: “Não é de hoje que vem agindo com total desrespeito a esta Casa e seus parlamentares”, declarou.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O post Glauber Braga anuncia greve de fome até fim do processo de cassação apareceu primeiro em Revista Oeste.