O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira, 9, que “guerras comerciais não têm vencedores”. A declaração ocorreu durante a abertura da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Tegucigalpa, capital de Honduras.
Assista à fala de Lula:
Presidente Lula participa da abertura da 9ª reunião da CELAC https://t.co/1YDNUxlDGX
— Lula (@LulaOficial) April 9, 2025
Lula não citou diretamente o presidente norte-americano, Donald Trump, mas fez uma crítica ao “tarifaço” imposto por ele, além de outras medidas do governo dos EUA.
Leia mais: “Renúncia de Juscelino Filho foi solicitada por Lula, diz Secom”
“Migrantes são criminalizados e deportados sob condições degradantes”, afirmou Lula, em discurso. “Tarifas arbitrárias que desestabilizam a economia internacional e elevam os preços. A história nos ensina que guerras comerciais não têm vencedores.”
Nesta quarta-feira, os EUA anunciaram novas tarifas sobre produtos chineses, que agora chegam a 125%. A medida amplia o impacto sobre mercados de diversos países.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, informou que a tarifa de 10% sobre produtos brasileiros continuará em vigor, apesar da suspensão temporária, por 90 dias, de outras cobranças.
Lula quer aumento do comércio entre países latino-americanos
Durante o discurso, Lula defendeu o aumento do comércio entre os países da Celac. Segundo ele, apenas 14% das transações ocorrem entre os 33 membros do bloco. Ele também propôs a ampliação do uso de moedas locais nos pagamentos para reduzir a dependência externa.

“Se seguirmos separados, a comunidade latino-americana e caribenha corre o risco de regressar a uma condição de zona de influência em uma nova divisão do globo entre superpotências”, disse o presidente brasileiro. “O momento exige que deixemos as diferenças de lado.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Lula destacou ainda três áreas prioritárias para a cooperação regional: defesa da democracia, mudanças climáticas e comércio. Mencionou que o Brasil está desenvolvendo cinco rotas de integração sul-americanas, com rodovias, ferrovias e portos que vão ligar o Atlântico ao Pacífico e ao Caribe.
O post ‘Guerras comerciais não têm vencedores’, diz Lula apareceu primeiro em Revista Oeste.