A gigante italiana da moda Prada anunciou nesta quinta-feira, 10, a compra de 100% da grife Versace por 1,25 bilhão de euros (cerca de R$ 8 bilhões).

“Estamos muito felizes em receber a Versace no Grupo Prada e começar um novo capítulo para uma marca com a qual compartilhamos um compromisso contínuo com a criatividade, o cuidado com os produtos e uma forte herança cultural. Nosso objetivo é dar continuidade ao legado da Versace, celebrando e reinterpretando sua estética ousada e atemporal; ofereceremos uma plataforma sólida, fortalecida ao longo dos anos por investimentos contínuos em indústria e distribuição”, declarou Patrizio Bertelli, Presidente e Diretor Executivo do Grupo Prada.
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Antecipando o anúncio, as ações da Prada dispararam na Bolsa de Valores de Hong Kong, onde são listadas, subindo 9% antes de fecharem em +5,7%.
A Capri, holding dona da marca Versace, fechou ontem em Wall Street com alta de 31%, com os investidores apostando na venda, cujas negociações exclusivas estavam em andamento há um mês.
Compra da Versace é novo marco de expansão para Prada
A Capri Holdings adquiriu a marca de luxo italiana fundada por Gianni Versace por aproximadamente 1,85 bilhão de euros em 2018 do fundo americano Blackstone e a própria família Versace.
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Capri começou a considerar vender a Versace depois que sua fusão de US$ 8,5 bilhões com outra multinacional americana, a Tapestry, fracassou em novembro passado.
Para a Prada, a compra da Versace é uma retomada de sua estratégia de fusões e aquisições.
As principais aquisições no passado incluíram Helmut Lang por US$ 40 milhões, Jil Sander por US$ 105 milhões, ambas vendidas posteriormente, e o Church’s Group por US$ 170 milhões.
Uma estratégia também justificada pelos bons resultados da casa de moda: a Prada anunciou, em março de 2024, resultados que superaram as expectativas dos analistas.
O grupo Prada registrou receita líquida de 5,4 bilhões de euros, alta de 15% em comparação a 2023, e lucro líquido de 839 milhões de euros.
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