As chuvas concentradas no sul da Bahia nos últimos dias devem avançar para o interior do Nordeste, a partir da madrugada desta sexta-feira, 11, até terça-feira 15. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A tendência é de aumento nos volumes, especialmente na região do “Matopiba”, que abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
A meteorologista Morgana Almeida explica que o avanço das chuvas está relacionado à passagem de um sistema frontal no oceano. A condição altera o padrão atmosférico e aumenta a umidade na região.
Leia mais: “O Nordeste se tornou um dos grandes produtores de uva e vinho do Brasil”
A Zona de Convergência Intertropical também vai atuar com mais intensidade nos próximos dias. Isso vai provocar chuvas fortes na faixa norte e leste do Nordeste, com destaque para Maranhão, Piauí e Ceará.
Na Bahia e no litoral de Sergipe, o cenário ainda exige atenção. A previsão do Inmet indica continuidade das chuvas no fim de semana, com maior intensidade no centro-sul baiano, incluindo o Recôncavo e a capital Salvador.
Chuvas vão favorecer as plantações
De acordo com Morgana, a previsão de chuvas no interior é positiva, uma vez que parte da região registrou déficit hídrico durante o verão. No “Matopiba”, os volumes devem favorecer cultivos de algodão e os plantios da segunda safra de milho no Tocantins e no Maranhão.

Agrometeorologista do Inmet, Lucietta Martorano informa que as lavouras de milho no Maranhão estão em fase de floração e as de algodão iniciam a formação das maçãs. “Estas chuvas estão favorecendo os cultivos.”
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As precipitações também devem beneficiar áreas do sudoeste do Piauí e oeste da Bahia, que ainda enfrentam restrição hídrica, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento.
O post Chuvas avançam para o interior do Nordeste e devem beneficiar lavouras apareceu primeiro em Revista Oeste.