O próximo fim de semana no Brasil será marcado por variações climáticas significativas, com condições meteorológicas que podem impactar diversas regiões do país. No Centro-Sul, espera-se que o tempo permaneça estável até a noite deste sábado, 12, quando há previsão de aumento nos riscos de chuvas intensas. Esse cenário de instabilidade deve se intensificar no domingo 13, com potencial para tempestades.
Segundo a Meteored, nas regiões Norte e Nordeste, a alta umidade continuará prevalecendo, elevando a probabilidade de chuvas significativas. Esse fenômeno é amplificado pela atuação contínua da Zona de Convergência Intertropical, que mantém Estados como Amazonas, Rondônia e Pará sob alerta, com previsões de chuvas intensas.
Em algumas localidades, como Manaus e Presidente Figueiredo (AM), os acumulados podem ultrapassar 69,5 mm e 72,5 mm, respectivamente.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No Nordeste, embora as chuvas previstas não sejam suficientes para reverter o déficit hídrico acumulado nos últimos meses, os maiores volumes devem ocorrer no interior da Bahia, com acumulados na faixa de 40 mm. Já no litoral, as chuvas devem se estender do sul da Bahia até Alagoas e do Ceará ao Maranhão, com precipitações perto de 20 mm.
No Centro-Sul do Brasil, esta sexta-feira, 11, deve ser marcada por chuvas ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro. As precipitações podem ser mais intensas no Rio Grande do Sul, enquanto pancadas isoladas são esperadas no Triângulo Mineiro e em partes do interior de São Paulo. O oeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o interior goiano também enfrentam riscos de chuvas mais pesadas.
Chuvas se espalham pelo Brasil
No sábado, as precipitações se concentram no oeste do Paraná e Santa Catarina, além do centro dos Estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Nestas regiões, a previsão é de chuvas intensas, acompanhadas de ventos e descargas elétricas. Outras áreas do Sudeste e do Sul podem registrar chuvas isoladas de fraca intensidade na tarde de sábado.
Com a chegada da madrugada de domingo, um corredor de umidade deve se formar por causa de um sistema de baixa pressão no oceano, o que influenciou o tempo no Sul e em parte do Sudeste. Durante a manhã, as instabilidades persistem, o que aumenta o risco de fortes chuvas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
No período da tarde, o aumento das temperaturas, aliado à presença de umidade, destaca o risco de tempestades e chuvas intensas. Entre os Estados com maior possibilidade de eventos climáticos severos estão São Paulo, especialmente no oeste, Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, no extremo leste, e Goiás, no sul do Estado.
O post Fim de semana vai ser marcado por chuvas intensas e tempestades apareceu primeiro em Revista Oeste.