Futebol: jogo da Libertadores termina em tragédia com duas mortes no Chile

O confronto entre Colo-Colo e Fortaleza, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, terminou de forma trágica na noite desta quinta-feira, 10, no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago, no Chile.

A partida de futebol foi suspensa aos 24 minutos do segundo tempo e cancelada por falta de segurança, depois de uma série de distúrbios que resultaram na morte de dois torcedores.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Segundo informações da imprensa chilena, cerca de 100 pessoas tentaram entrar no estádio sem ingresso pouco antes do início do jogo. A ação gerou tumulto, e uma cerca caiu sobre duas vítimas durante a intervenção policial.

O Ministério Público (MP) do Chile apura se uma viatura teria provocado os óbitos ao passar sobre a estrutura.


Durante o segundo tempo, torcedores do Colo-Colo invadiram o campo, o que levou os jogadores do Fortaleza e a equipe de arbitragem, comandada pelo uruguaio Gustavo Tejera, a deixar o gramado às pressas.

Cerca de mil torcedores brasileiros conseguiram sair do estádio sem escolta, mas com tranquilidade, já que o confronto se concentrou entre a torcida chilena e os agentes de segurança.

Conmebol investiga tragédia na Libertadores e pode declarar vitória do Fortaleza

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) lamentou a morte dos torcedores em nota oficial e informou que sua Comissão Disciplinar vai analisar o caso. O regulamento da competição prevê que, em situações como essa, a organização pode punir o time mandante com derrota por 3 a 0 na rodada da Libertadores.

Além disso, a entidade destaca que vai avaliar todas as informações e provas, incluindo o relatório do trio de arbitragem e as imagens da invasão. O promotor Francisco Morales, responsável pela investigação, declarou que o MP considera a possibilidade de atropelamento com fuga.


Segundo ele, uma das vítimas teria sido esmagada por uma grade caída. A outra, de 13 anos, segundo relatos da imprensa local, ainda não teve a identidade oficialmente confirmada.

“O Ministério Público está investigando as causas da morte de duas pessoas”, disse Francisco. “O que se sabe é que uma das grades esmagou esses dois jovens.”

+ Leia também: “Não existe burrice maior do que mandar a própria torcida calar a boca depois de um gol”

Bárbara Pérez, irmã de uma das vítimas, afirma que uma viatura policial atingiu sua irmã, de 18 anos, e causou sua morte. Bárbara ressalta que o veículo “a atropelou e a esmagou completamente”. Sua ainda irmã foi encaminhada ao hospital, mas sem sinais vitais.

Nesse sentido, o MP indiciou um agente, e as autoridades já colhem seu depoimento, segundo confirmou o general Alex Bahamondes, da polícia chilena. A decisão final sobre o futuro da partida e eventuais punições vai ficar a cargo do Comitê Disciplinar da Conmebol.

O post Futebol: jogo da Libertadores termina em tragédia com duas mortes no Chile apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.