Oposição pressiona, e Moraes manda soltar mais 3 presos pelo 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal concedeu habeas corpus a três presos por envolvimento no 8 de janeiro. O ministro Alexandre de Moraes mandou soltar o ex-policial militar de Minas Gerais Marco Alexandre Machado de Araújo, o major da Polícia Militar do Distrito Federal Cláudio Mendes dos Santos e o empresário Ramiro Alves da Rocha Cruz Junior, conhecido como Ramiro dos Caminhoneiros. O trio estava detido, preventivamente, por quase dois anos.

O caso de Marco Alexandre

Segundo informações confirmadas por Oeste, Marco Alexandre deixou o Complexo da Papuda, em Brasília, na tarde da sexta-feira 11. A Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (Asfav) comunicou a soltura oficialmente. Araújo havia se entregado espontaneamente em abril de 2023 à Polícia Federal.

Na carta enviada à família, publicada pela imprensa em outubro do ano passado, o ex-militar afirmou que estava pagando caro por algo que não cometeu nem apoiava. “Me apresentei voluntariamente à Polícia Federal (PF) de Brasília”, escreveu. “Sabia da minha conduta como cidadão.”

O retrato do 8 de janeiro

A defesa do ex-PM sustentou que a única imagem de Marco no prédio do Supremo não demonstrava participação no vandalismo. Pelo contrário — segundo os advogados, ele colaborava com a Polícia Legislativa para conter os danos ao patrimônio público.

Marco Alexandre vivia em Uberlândia, Minas Gerais, com a família. Desde a prisão, estava recolhido em cela da Papuda. Mesmo sem denúncia oferecida pelo Ministério Público ou provas de depredação, permaneceu preso preventivamente.

A oposição no Congresso Nacional atribui a decisão à pressão política feita contra o que considera prisões ilegais e abusivas. Lideranças parlamentares encaminharam ofício ao Supremo, cobrando providências em relação a casos emblemáticos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O deputado federal Coronel Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara, reafirmou o compromisso com os direitos individuais e o Estado de Direito. “Temos muito trabalho pela frente”, afirmou o deputado. “Mas nossa pressão está surtindo efeito. Seguiremos firmes na luta pela liberdade dos demais presos e anistia a todos os perseguidos e exilados políticos do Brasil.”

O post Oposição pressiona, e Moraes manda soltar mais 3 presos pelo 8 de janeiro apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.