A próxima semana começa sob influência de uma nova frente fria, que promete alterar significativamente o panorama climático em diversas regiões do país. O sistema se formou durante o fim da noite deste sábado, 12, e a madrugada deste domingo, 13, próximo à costa sul do Uruguai. Agora, a frente fria avança rapidamente em direção ao território brasileiro, provocando chuvas intensas, instabilidade atmosférica e queda nas temperaturas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Já na segunda-feira 14, o cenário será marcado por ampla nebulosidade sobre o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste. Durante a madrugada, chuvas intensas com risco de raios devem atingir o interior de São Paulo, o sul de Minas Gerais, o centro-norte de Mato Grosso e o norte de Goiás.

Com o avanço das horas, as precipitações se espalham, ainda que com menor intensidade, sobre outras áreas de Minas e Mato Grosso.

No período da tarde, o alerta é maior: núcleos de chuva intensa se formarão especialmente no Vale do Paraíba (SP) e na região serrana do Rio de Janeiro, com potencial elevado para alagamentos e descargas elétricas. Goiás e Mato Grosso também seguem com instabilidade, mas com menor gravidade e menor chance de transtornos.

Na terça-feira 15, os resquícios da umidade mantêm as chuvas no norte de Minas Gerais e centro de Mato Grosso pela manhã. Durante a tarde, as instabilidades ganham fôlego e se espalham novamente, atingindo parte do Sudeste, do Centro-Oeste e até o sul do Paraná. No Triângulo Mineiro, oeste de São Paulo, sul de Goiás e de Mato Grosso do Sul, o risco é de tempestades com raios e vento forte.
Frente fria se espalha pelo Centro-Sul
Conforme o site especializado Meteored, a retaguarda desse sistema trará uma intensa massa de ar frio, que começa a atuar já nesta segunda-feira, 14, e derrubará os termômetros no Sul do país. A queda nas temperaturas será expressiva: cidades do Rio Grande do Sul podem registrar variações superiores a 5°C nas mínimas.
Esse ar mais frio se estende sobre Santa Catarina e sobre o Paraná ainda no começo da semana. Até a quarta-feira 16, alcança também os Estados de São Paulo e Minas Gerais, de modo a reduzir tanto as mínimas quanto as máximas em diversas localidades.

Confira as previsões de temperatura para esta segunda-feira, 14, em algumas cidades:
- Bagé/RS – Mínima: 11°C | Máxima: 20°C
- Bom Jardim da Serra/SC – Mínima: 13°C | Máxima: 15°C
- Curitiba/PR – Mínima: 15°C | Máxima: 21°C
- Campos do Jordão/SP – Mínima: 13°C | Máxima: 17°C
O avanço da frente fria e a chegada do ar polar definem um novo capítulo do mês de abril, o que trará chuvas generalizadas, risco de tempestades e temperaturas mais baixas — sobretudo no Centro-Sul do Brasil. O fenômeno marca uma transição importante para padrões típicos do outono, o que exigirá atenção redobrada da população diante dos possíveis transtornos.
Confira a previsão do tempo para este domingo, 13
Norte
- Rio Branco (AC): períodos de chuva. Mínima de 23°C e máxima de 30°C. Alerta amarelo de chuvas intensas em vigor até as 8h ACT;
- Macapá (AP): chuvas escassas. Mínima de 24°C e máxima de 32°C;
- Manaus (AM): chuvas escassas. Mínima de 25°C e máxima de 30°C. Alerta amarelo de chuvas intensas em vigor até as 9h AMT;
- Belém (PA): chuvas escassas. Mínima de 24°C e máxima de 31°C;
- Porto Velho (RO): chuvas escassas. Mínima de 24°C e máxima de 31°C. Alerta amarelo de chuvas intensas em vigor até as 9h AMT;
- Boa Vista (RR): uma tempestade em partes da região. Mínima de 25°C e máxima de 32°C; e
- Palmas (TO): algumas tempestades. Mínima de 22°C e máxima de 29°C. Alerta amarelo de chuvas intensas em vigor até as 10h BRT.
Nordeste
- Maceió (AL): algumas pancadas de chuva rápidas. Mínima de 26°C e máxima de 29°C. Alerta amarelo de chuvas intensas em vigor até as 10h BRT;
- Salvador (BA): algumas pancadas de chuva rápidas. Mínima de 28°C e máxima de 30°C. Alerta laranja de chuvas intensas em vigor até as 10h BRT;
- Fortaleza (CE): uma tempestade em partes da região. Mínima de 26°C e máxima de 33°C;
- São Luís (MA): chuvas escassas. Mínima de 23°C e máxima de 32°C;
- João Pessoa (PB): algumas pancadas de chuva. Mínima de 26°C e máxima de 32°C;
- Recife (PE): sol entre nuvens. Mínima de 25°C e máxima de 32°C;
- Teresina (PI): nuvens baixas. Mínima de 24°C e máxima de 33°C;
- Natal (RN): parcialmente ensolarado. Mínima de 26°C e máxima de 33°C; e
- Aracaju (SE): uma tempestade em partes da região. Mínima de 24°C e máxima de 30°C. Alerta laranja de chuvas intensas em vigor até as 10h BRT.
Centro-Oeste
- Brasília (DF): uma tempestade em partes da região. Mínima de 20°C e máxima de 29°C;
- Goiânia (GO): parcialmente ensolarado. Mínima de 20°C e máxima de 32°C;
- Cuiabá (MT): chuvas escassas. Mínima de 23°C e máxima de 30°C. Alerta amarelo de chuvas intensas em vigor até as 9h AMT; e
- Campo Grande (MS): uma tempestade em partes da região. Mínima de 20°C e máxima de 26°C. Alerta amarelo de chuvas intensas em vigor até as 9h AMT.
Sudeste
- Belo Horizonte (MG): predominantemente ensolarado. Mínima de 18°C e máxima de 29°C;
- Vitória (ES): algumas pancadas de chuva. Mínima de 21°C e máxima de 30°C;
- Rio de Janeiro (RJ): eEnsolarado. Mínima de 22°C e máxima de 28°C; e
- São Paulo (SP): uma pancada de chuva ou tempestade. Mínima de 18°C e máxima de 27°C.
Sul
- Curitiba (PR): algumas pancadas de chuva. Mínima de 16°C e máxima de 21°C;
- Florianópolis (SC): algumas pancadas de chuva intensas. Mínima de 20°C e máxima de 25°C; e
- Porto Alegre (RS): uma tempestade em partes da região. Mínima de 16°C e máxima de 21°C.
O post Frente fria avança pelo Brasil no começo da semana apareceu primeiro em Revista Oeste.