Força Aérea Brasileira intercepta avião com traficantes na região amazônica

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã deste domingo, 13, uma aeronave do tráfico internacional de drogas, na região amazônica.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Caças A-29 Super Tucano foram mobilizados para abordar um bimotor que havia partido do Peru e ingressado irregularmente no espaço aéreo brasileiro.

O avião voava em uma rota conhecida por ser utilizada por narcotraficantes. O Comando de Operações Aeroespaciais, junto da Polícia Federal (PF) e do Grupo Especial de Fronteira, coordenaram a operação.

O bimotor, identificado como modelo Seneca, com prefixo PT-RBC, foi detectado por radares da FAB por volta das 9h deste domingo.

Os procedimentos da FAB

A princípio, os caças realizaram procedimentos de operação, de acordo com os protocolos de segurança do espaço aéreo. Os militares tentaram comunicação com os criminosos. No entanto, diante da resistência em obedecer às ordens para alterar a rota, medidas de intervenção foram adotadas.

Como resultado, o bimotor colidiu com o solo em uma área remota, nas margens do Rio São Manoel. O local fica entre os Estados de Mato Grosso e do Pará. 

Posteriormente, um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB transportou agentes da Polícia Federal até a região de difícil acesso, próxima à Aldeia Ariramba.

No local do acidente, as autoridades prenderam dois traficantes bolivianos e encontraram pacotes que continham uma substância semelhante à maconha nas proximidades da aeronave danificada.

Operação Ostium

Os agentes levaram os criminosos para a cidade de Alta Floresta, no Estado de Mato Grosso, para realizarem os procedimentos legais correspondentes.

A ação faz parte da Operação Ostium. Trata-se de uma iniciativa do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, do governo federal, que busca impedir o uso do espaço aéreo brasileiro por organizações criminosas.

O post Força Aérea Brasileira intercepta avião com traficantes na região amazônica apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.