Doria diz que exagerou nas críticas a Lula

Em entrevista ao site PlatôBR, nesta segunda-feira, 14, João Doria afirmou que exagerou nas críticas dirigidas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no passado. O ex-governador de São Paulo disse que passou dos limites em alguns momentos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Doria, que fundou o Lide, organização de lideranças empresariais, defendeu um ambiente político mais pacífico no Brasil, afastado da “polarização extrema”.

Atualmente dedicado ao setor empresarial, Doria afirmou que não pretende retornar à política ativa. “Estou fora da política e não quero voltar”, disse. Durante seu mandato como prefeito da capital paulista, era conhecido pelo slogan “João Trabalhador”, mas agora se considera “João Pacificador”.

A carta de Doria a Lula

Em uma carta aberta enviada a Lula em novembro de 2024, Doria admitiu ter sido “duro demais” e “agressivo em excesso” em campanhas políticas. Ao PlatôBR, ele afirmou ter cometido erros. “Ninguém fica menor por pedir desculpas”, disse.

A despeito de admitir seus excessos, Doria criticou a relação de Lula com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. 

Ele elogiou seu ex-adversário na campanha para a Prefeitura de São Paulo de 2016 ao afirmar que o atual ministro da Fazenda tem “capacidade de diálogo com o setor privado”.

Reflexões sobre o PSDB

Doria também falou sobre o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), ao qual foi filiado por 22 anos. Ele expressou tristeza pelos rumos da legenda. Segundo ele, o partido pode ser extinto ou absorvido por outro.

“Fico triste”, disse Doria. “Espero que não esqueçam a boa história do PSDB e as contribuições que o partido ofereceu à democracia e aos movimentos de defesa da Constituição e do comportamento republicano.”

O post Doria diz que exagerou nas críticas a Lula apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.