Glauber Braga quer ‘cassação para os outros, justiça para mim’, diz vereador de Curitiba

O vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo) usou as redes sociais nesta terça-feira, 15, para mostrar principalmente que o deputado federal do Psol Glauber Braga (RJ) protesta contra a sua cassação, mas, no passado, fez campanha pela suspensão do mandato de pelo menos 11 adversários políticos. Sob o título ‘Glauber Braga: cassação para os outros, justiça para mim!’, a mensagem descreve sobretudo cada uma das campanhas que o socialista mobilizou no Congresso.

A primeira da lista refere-se a um pedido de cassação para o então deputado Eduardo Cunha (MDB/RJ), em 2016. Neste caso, o partido do qual Braga faz parte protocolou uma representação no Conselho de Ética da Câmara. A instância é a mesma que aprovou, na quarta-feira 9, o relatório favorável à cassação do psolista. A decisão cabe assim ao plenário. Braga responde por agressão a um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), em abril de 2024.

Braga: um pedido a cada ano

O processo levou Braga a protestar com uma greve de fome que começou na mesma data em que houve a recomendação do Conselho de Ética. Nesta segunda-feira, 14, aliados do parlamentar diziam que ele já manifestava sinais de fraqueza por falta de alimentação. Braga, porém, continua dormindo dentro da Câmara.

Depois de Cunha, informa o vereador Kilter, Braga pediu a cassação do mandato do então senador Aécio Neves (PSDB/MG), em 2017. Somente em 2018, quando Bolsonaro foi eleito, Braga não se movimentou. Sua sede por requerimentos para afastar rivais no Congresso continuou em 2019. Naquele ano, o alvo foi o deputado Eduardo Bolsonaro (PL). Braga manteve a obsessão por atacar a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em em 2020, solicitou a suspensão do senador Flávio Bolsonaro (PL).

A cruzada contra os Bolsonaro prosseguiu em 2021. Na mira de Glauber Braga entrou o então presidente da República. À época, o socialista postou nas redes sociais a frase “a cassação está cada vez mais perto”. O parlamentar adicionou o comentário de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes reunia provas que poderiam resultar na perda da cadeira de presidente da República.

Damares, Moro e Dallagnol na lista

O deputado Arthur do Val (MBL/SP) e a deputada Carla Zambelli (PL/SP entrarem no rol de requerimentos do Psol em 2022. No ano seguinte, os alvos foram a senadora Damares Alves (Republicanos/DF), o senador Sérgio Moro (União/PR) e o deputado (agora cassado) Deltan Dallagnol (Novo/PR). Em 2024, sua última cartada foi contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

Depois de relatar a sequência de pedidos de cassação, Kilter termina a mensagem dizendo que Braga foi “devidamente cassado por falta de decoro”. E escreve para o psolista: “Ex-deputado Glauber Braga, como você mesmo disse: ‘Adiós. Chora mais’”.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste    

O post Glauber Braga quer ‘cassação para os outros, justiça para mim’, diz vereador de Curitiba apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.