Um sistema de baixa pressão no litoral do Sudeste está provocando instabilidade climática no país. O fenômeno levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir alerta de chuvas intensas para 13 Estados brasileiros. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta terça-feira, 15.
Nesta quarta-feira, 16, as chuvas se tornarão localizadas, principalmente na porção central do Brasil. O transporte de umidade deve intensificar logo pela manhã em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste, o que aumenta o risco de chuvas intensas, que podem causar transtornos significativos.
O Inmet emitiu alerta por causa dos volumes de chuva previstos. O alerta amarelo indica chuvas entre 20 e 30 mm/h com acumulado diário de até 50 mm, além de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h. Os riscos incluem cortes na energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e descargas elétricas, embora sejam baixos.

O alerta laranja, contudo, sinaliza precipitações mais intensas, entre 30 e 60 mm/h, com acumulado de até 100 mm por dia e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Os riscos de cortes de energia, alagamentos e queda de árvores são elevados.
Alerta atinge a região central do Brasil
O dia começa com muita nebulosidade em todo o país, mas as chuvas previstas se concentrarão especialmente em Minas Gerais, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. No território mineiro, as chuvas serão mais leves e espalhadas, com maior volume esperado no noroeste do Estado.

Em Mato Grosso do Sul, as chuvas intensas estão previstas para o oeste, o que inclui a capital, Campo Grande, já nas primeiras horas da manhã. Além disso, cidades produtoras em Mato Grosso, como Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso, devem ficar atentas às condições climáticas, com previsão de pancadas de chuva.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Durante a tarde de quarta-feira, as precipitações se espalharão desde o oeste do Amazonas, passando por Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, até Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Esses Estados estão sob a influência de um corredor de umidade, que favorece a formação de nuvens com potencial para chuvas intensas. Os riscos mais significativos de chuvas intensas estão previstos para o leste de Mato Grosso do Sul, pontos isolados do oeste de São Paulo, a Zona da Mata Mineira e grandes áreas do Estado do Amazonas e de Rondônia.
As maiores quantidades de chuva esperadas nesta quarta-feira devem se concentrar no centro do Brasil, segundo o Inmet.
O post Sistema de baixa pressão deixa 13 Estados em alerta apareceu primeiro em Revista Oeste.