Oposição articula ofensiva contra o asilo à ex-primeira-dama do Peru condenada por corrupção

Parlamentares da oposição se mobilizam contra a decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conceder asilo político à ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, condenada a 15 anos de prisão. A medida provocou reações imediatas no Senado e na Câmara dos Deputados. As ações são lideradas nas duas Casas, pelo senador Magno Malta (PL-ES) e pelos deputados Adriana Ventura (Novo-SP) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O senador Magno Malta (PL-ES) apresentou à Mesa Diretora do Senado um voto de censura — instrumento que expressa repúdio formal. “O Brasil virou abrigo de corruptos condenados”, disse. “Um porto seguro para quem saqueia os cofres públicos, desde que tenha alinhamento ideológico com o PT.”

Vice-líder da oposição no Senado, Malta informou que seu gabinete já prepara novas ações contra a concessão do asilo político.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Já estamos avaliando medidas”, afirmou Malta. “Como senador, não posso me calar diante desse absurdo. Vamos requerer explicações formais do Ministério das Relações Exteriores e da Presidência da República. Vamos acionar os mecanismos de controle e fiscalização do Senado para esclarecer o uso do avião da FAB, os critérios para a concessão de asilo e a atuação diplomática do Brasil nesse caso.”

A oposição reage

Na Câmara dos Deputados, integrantes da oposição prometem levar o tema à próxima reunião do grupo, marcada para a terça-feira 22. O objetivo é formalizar uma resposta coordenada.

Os deputados Marcel van Hattem e Adriana Ventura saíram na frente. Enviaram um requerimento de informação ao Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com questões sobre a concessão do asilo diplomático a Nadine Heredia.

marcel van hattem
Deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) | Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Os parlamentares querem saber quem é a autoridade brasileira responsável pela decisão, a data em que foi formalizada e os documentos que comprovaram a situação de urgência e risco à sua vida.

Os deputados pedem a íntegra da decisão judicial peruana que condenou Nadine, além de informações sobre a consulta ao governo do Peru e o impacto dessa decisão nas relações bilaterais.

Eles querem saber se o governo considera a permanência de Nadine no Brasil de forma definitiva e se há planos de extradição. Também questionam se houve análise interna do Itamaraty sobre a concessão do asilo e se a AGU se manifestou sobre sua legalidade.

“É mais uma clara sinalização internacional do Brasil de que o governo Lula é criminoso”, afirmou Van Hattem, em entrevista a Oeste. “Anda junto com o crime.”

Confira outras reações

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) afirmou que o governo cometeu um erro ao conceder o asilo. “Lula transforma o Brasil em abrigo de corruptos internacionais ao conceder asilo a condenados”, afirmou. “Ele envia ao mundo o recado de que a impunidade tem endereço certo — e é no Palácio do Planalto.”

Para o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), primeiro vice-líder da oposição na Câmara, a decisão representa tolerância com práticas ilegais. “Dar asilo à mulher de um ex-presidente condenado no Peru é passar recibo de conivência com o crime”, afirmou. “O Brasil não pode se transformar em refúgio de corruptos. É um péssimo recado ao mundo. Não iremos tolerar isso.”

O deputado Kim Kataguiri (União-SP) também criticou a medida. “O asilo dado à ex-primeira-dama do Peru é mais um absurdo protagonizado pelo governo Lula”, afirmou. “Dar asilo a uma figura como essa é passar um atestado de cumplicidade com a corrupção internacional. O Brasil está oferecendo blindagem para criminosos aliados.”

O post Oposição articula ofensiva contra o asilo à ex-primeira-dama do Peru condenada por corrupção apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.