Nesta quinta-feira, 17, as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil devem enfrentar um evento climático atípico, segundo o site Meteored. Há previsão de um fluxo de vapor d’água excepcionalmente intenso, principalmente em Minas Gerais, no Espírito Santo e em Mato Grosso do Sul, que pode causar chuvas “extremas”.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O índice de previsão extrema (EFI) é uma ferramenta que destaca condições climáticas anômalas, comparando previsões com a climatologia local. Valores de EFI entre 0.5 e 0.8 indicam eventos “incomuns”, enquanto valores superiores a 0.8 sugerem condições “extremas”.
Para esta quinta-feira, o EFI alerta para a possibilidade de chuvas intensas em várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. O uso do quantil 99 no EFI foca nos eventos que estão entre os 1% mais intensos já registrados nas regiões.
Chuvas intensas atingirão o Sudeste

Esse fluxo de vapor d’água, essencial para a precipitação, será impulsionado por uma baixa pressão no Oceano Atlântico Sul, a leste da costa do Sudeste. O fenômeno conhecido como rio atmosférico transporta umidade do Oceano Atlântico tropical, passando pela Amazônia e se dirigindo ao Sudeste.
As previsões mostram que as chuvas começarão na manhã desta quinta-feira e poderão se prolongar até o fim do dia, espalhando-se pelo Brasil central. Áreas como Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e oeste da Amazônia devem ser afetadas.
Em locais como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, além de Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, podem ocorrer tempestades isoladas e intensas. A previsão é de que os acumulados de chuva até o fim do dia alcancem até 100 mm, especialmente entre o norte de Minas Gerais e o Vale do Jequitinhonha (MG).
O post Brasil pode registrar chuvas ‘extremas’ nesta quinta-feira apareceu primeiro em Revista Oeste.