Um tremor de terra de magnitude 3,4 foi registrado na madrugada desta quarta-feira, 16, no interior de São Paulo, surpreendendo moradores de Itajobi — município localizado a aproximadamente 400 km da capital paulista — e cidades vizinhas.
O tremor de terra ocorreu por volta das 4h14. O abalo sísmico foi detectado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), com análise feita pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).
Segundo a plataforma “Sentiu aí?”, do Centro de Sismologia da USP, o sismo foi percebido em pelo menos quatro municípios:
- Itajobi;
- Catanduva;
- Pindorama; e
- Marapoama.
De acordo com a RSBR, “o último tremor registrado em SP ocorreu em Pirangi, em 6 de março, e teve magnitude 2.0 mR”.
“Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil”, informou. “Em geral, esses sismos são de origem natural e ocorrem devido a liberação de esforços acumulados na crosta terrestre.”
Relatos sobre o tremor de terra
Diversos relatos revelam que o tremor foi sentido com diferentes intensidades: moradores mencionaram desde “barulho muito forte” até camas e paredes que tremeram.
Em Catanduva, um morador contou ter ouvido “um estrondo surdo ou abafado” e, só depois, percebeu que não se tratava de algo isolado. Em Pindorama, houve quem relatasse que o barulho de portas e objetos despertou diversas pessoas no meio da madrugada.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com especialistas, sismos de magnitude como essa são considerados leves e geralmente não causam danos estruturais. Ainda assim, são capazes de provocar estranhamento em regiões onde tremores não são frequentes.
A RSBR explica que esses eventos têm origem natural, causados pela liberação de tensões acumuladas na crosta terrestre — e, embora não sejam comuns no Brasil, ocorrem com alguma regularidade.
A medição da magnitude é feita com base em métodos modernos, como a escala de momento, que considera o deslocamento e a força do evento, enquanto os impactos sentidos pela população são avaliados por meio da Escala Mercalli Modificada, que leva em conta relatos e possíveis danos.
O post Tremor de terra é registrado em Itajobi (SP) e cidades vizinhas apareceu primeiro em Revista Oeste.