Bolsonaro sofre alteração na pressão arterial e intensifica medidas de reabilitação

Quase uma semana depois de ter passado por uma cirurgia intestinal, Jair Bolsonaro sofreu uma alteração da pressão arterial. O episódio já foi normalizado pela equipe do hospital DF Star, em Brasília, conforme novo boletim divulgado neste sábado, 19. 

Bolsonaro segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta. Como o presidente de honra do PL ainda não apresentou “movimentos intestinais efetivos, segue em jejum oral, com nutrição parental exclusiva”.

“Hoje, a programação é de intensificar a fisioterapia motora e medidas de reabilitação”, informou o boletim médico. “Persiste a recomendação de não receber visitas.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O boletim é assinado pelos profissionais:

  • Cláudio Birolini – médico chefe da equipe cirúrgica;
  • Leandro Echenique – médico cardiologista;
  • Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior – coordenador da UTI do DF Star;
  • Brasil Caiado – médico cardiologista;
  • Guilherme Meyer – diretor médico do DF Star;
  • Alisson Barcelos Borges – diretor geral do DF Star.

Bolsonaro realiza exercícios nesta sexta-feira — 18/4/2025
Bolsonaro realiza exercícios no hospital | Foto: Reprodução/Redes sociais

Bolsonaro recebe cuidados de Michelle

Ao seguir recomendações médicas, Bolsonaro só está recebendo a visita de familiares na UTI do DF Star. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acompanha sua recuperação da cirurgia para reverter um quadro de suboclusão intestinal – uma obstrução que impede a passagem de alimentos, líquidos, secreções digestivas e gases pelo intestino.

O ex-presidente passou mal durante uma agenda na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Ele precisou ser transferido de helicóptero para um hospital em Natal, capital do Estado, onde ficou internado até ser novamente transferido para realizar a intervenção cirúrgica em Brasília.

Ele passou pelo procedimento cirúrgico no domingo passado, 13. Durante coletiva de imprensa na manhã de segunda-feira 14, o médico-chefe da equipe cirúrgica, Claudio Birolini, afirmou que a cirurgia foi extremamente complexa e delicada, mas teve um “resultado satisfatório”. 

Segundo Birolini, a cirurgia liberou o intestino de 3,5 centímetros do ex-presidente, o qual foi reposicionado e teve sua parede intestinal reconstruída.

bolsonaro
Bolsonaro continua internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília | Foto: Reprodução/X/@jairbolsonaro

O post Bolsonaro sofre alteração na pressão arterial e intensifica medidas de reabilitação apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.