O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, denunciou o que chamou de “mais uma tentativa de Putin de brincar com vidas humanas”, em resposta à trégua de Páscoa anunciada pela Rússia. Em uma publicação no X neste sábado, 19, Zelensky revelou que, apesar do cessar-fogo declarado, drones russos foram detectados nos céus do país.
De acordo com o presidente, às 17h15 (horário local), apenas 45 minutos antes do começo oficial da trégua, drones de ataque russos, como os modelos Shahed, foram identificados em território ucraniano.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Drones em nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana”, escreveu Zelensky, que informou que as defesas aéreas e a aviação ucraniana já estavam mobilizadas para proteger a população.
Zelensky ainda atualizou a situação militar no front. “Hoje, nossas forças continuaram suas atividades no território da região de Kursk e estão mantendo suas posições”, relatou. “Na região de Belgorod, nossos guerreiros avançaram e expandiram nossa zona de controle.”
A trégua entre Putin e Zelensky
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou um cessar-fogo temporário na guerra contra a Ucrânia às 12h deste sábado até a meia-noite da próxima segunda-feira, 21. A trégua se deve à festa da Páscoa, amplamente comemorada pelos cristãos ortodoxos russos.

Apesar de ter declarado o cessar-fogo temporário, o presidente destacou ser necessário que as forças russas estejam atentas “para repelir possíveis violações da trégua e provocações do inimigo”. Putin ainda sinalizou que a decisão da trégua de Páscoa vai mostrar “o quão sincera” é a Ucrânia em relação às negociações de paz.
Leia também: “Moscou é uma festa”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 250 da Revista Oeste
O post Zelensky acusa Rússia de violar trégua de Páscoa: ‘Putin brinca com vidas’ apareceu primeiro em Revista Oeste.