Uma massa de ar polar trará uma significativa queda de temperatura ao sul do Brasil, nesta semana. A condição climática vai começar durante o feriado de Páscoa, neste domingo, 20, e se estenderá ao longo da semana. O fenômeno afeta principalmente a Região Sul, além de partes do Centro-Oeste e do Sudeste.
Segundo o site Meteored, as temperaturas na metade sul do Brasil devem oscilar entre 1°C e 3°C abaixo da média entre 21 e 28 de abril. As áreas mais impactadas incluem toda a Região Sul, Mato Grosso do Sul, o interior de São Paulo e uma estreita faixa costeira entre São Paulo e Rio de Janeiro.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O índice de previsão extrema (EFI) da agência europeia de clima mostra que as anomalias negativas de temperatura serão consideradas incomuns no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, entre esta segunda-feira, 21, e terça-feira 22. Nos demais Estados do Sul, no leste do Sudeste e no sul do Centro-Oeste, o frio será perceptível, mas dentro dos padrões típicos da época.
As manhãs geladas provocarão mínimas baixas, enquanto as tardes, com tempo firme e sol, devem apresentar elevação gradual das máximas já a partir de segunda-feira. Na manhã deste dia, há risco de geada nas Serras Gaúcha e Catarinense, com temperaturas abaixo de 5°C, e podem se aproximar de zero nas áreas mais elevadas.
Massa de ar polar derruba temperaturas no Sul

No Rio Grande do Sul, as manhãs devem começar com cerca de 10°C, enquanto na faixa leste do Sudeste, as mínimas podem ficar em torno de 16°C. À tarde, a alta pós-frontal permitirá a presença do sol em grande parte do Sul, com máximas entre 18°C e 20°C. Já no interior e oeste do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, as temperaturas podem passar dos 27°C.
Na terça-feira, as mínimas sobem ligeiramente no Sul, mas caem no leste do Sudeste, onde o amanhecer será mais frio. Os termômetros podem registrar cerca de 13°C no sul de Minas Gerais, em São Paulo e no Rio de Janeiro. À tarde, o frio se concentrará nas regiões serranas, com máximas em torno dos 16°C.
Nas demais áreas, o calor retorna gradualmente, com temperaturas que variam entre 21°C, no sul do Rio Grande do Sul, até 27°C, no noroeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e norte do Paraná. Na quarta-feira 23, o ar mais quente avança sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com máximas entre 24°C e 27°C.
Apesar disso, o centro-sul e o leste do Paraná sentirão uma tarde mais fria, com temperaturas que não devem ultrapassar os 20°C. A partir de quinta-feira 24, as temperaturas continuarão subindo em praticamente todo o país. O ar frio perderá intensidade e dará lugar a um padrão mais típico do outono.
O post Massa de ar polar traz queda acentuada de temperaturas; calor já tem data para voltar apareceu primeiro em Revista Oeste.