Na manhã de Páscoa, o papa Francisco apareceu na varanda sobre a entrada da Basílica de São Pedro para abençoar os fiéis, enquanto se recupera de uma pneumonia. Ele não celebrou a missa de Páscoa, função delegada ao cardeal Angelo Comastri, arcipreste aposentado, que conduziu a cerimônia na praça lotada.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Desde seu retorno ao Vaticano, em 23 de março, depois de 38 dias de internação, Francisco tem limitado suas aparições públicas. Por isso, neste domingo, 20, sua presença foi recebida calorosamente pelos fiéis, que o aplaudiram ao som de hinos executados por uma banda militar.
Papa Francisco e a celebração de Páscoa no Vaticano
A Praça de São Pedro estava decorada com flores, incluindo narcisos e tulipas, doadas pela Holanda, em um dia frio, porém ensolarado. O papa Francisco não participou das celebrações da Sexta-feira Santa e do Sábado de Aleluia, mas era esperado para a missa deste domingo, conforme o livreto litúrgico.
A Páscoa deste ano coincidiu para católicos e ortodoxos e foi marcada por uma trégua temporária anunciada pela Rússia na guerra na Ucrânia, trazendo um breve alívio em meio ao conflito. A celebração no Vaticano inclui a tradicional bênção Urbi et orbi, abordando desafios globais e o sofrimento humano.
A recuperação do pontífice
O papa tem seguido ordens médicas para dois meses de convalescença e fisioterapia respiratória, a fim de melhorar sua função pulmonar. Ele ainda enfrenta dificuldades para projetar a voz e respirar adequadamente. Antes deste domingo, sua mais recente aparição pública foi uma visita a uma prisão em Roma para a celebração da Quinta-feira Santa com os detentos.
O post Vídeo: em recuperação de pneumonia, papa Francisco dá benção de Páscoa apareceu primeiro em Revista Oeste.