Hugo Calderano vence líder do ranking e é campeão mundial de tênis de mesa

Na manhã deste domingo, 20, Hugo Calderano fez história ao conquistar a Copa do Mundo de tênis de mesa, em Macau, na China. De virada, o brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong, líder do ranking mundial, com parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5, num título inédito para o Brasil.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Calderano se destacou por ser o primeiro mesa-tenista masculino de fora da Ásia e Europa a chegar à final. Este feito se soma à sua boa trajetória de carreira, que inclui um quarto lugar nas Olimpíadas de Paris 2024.


Na final, Calderano não deu espaços ao adversário. Ele dominou o jogo a partir do segundo set e não perdeu mais nenhum.

O caminho de Hugo Calderano até o título

Bandeiras dos países que ficaram no pódio
Bandeiras dos países que ficaram no pódio | Foto: Divulgação/@ittfworld

O caminho até o título foi diante de adversários complicados. Calderano enfrentou Wang Chuqin, segundo do ranking mundial, nas semifinais, e Tomokazu Harimoto, terceiro colocado, nas quartas de final. Em momentos difíceis do torneio, ele mostrou resiliência e habilidade.


Calderano já havia enfrentado Shidong anteriormente, nas quartas de final do WTT Contender de Durban, em 2023, partida da qual também saiu vitorioso.


Mesmo com a pressão no quinto set, Calderano manteve a calma. Depois de Shidong vencer parte do set final, Calderano reagiu, virou e venceu por 11/5, fato que garantiu o título e um marco para o tênis de mesa brasileiro.

Nas redes sociais, o prefeito de São Caetano do Sul (SP), cidade natal de Calderano, parabenizou o atleta pelo título. Tite Campanella (PL) escreveu que “nossa São Caetano parabeniza o campeão Hugo Calderano, pelo feito inédito”.

Leia também: “A autogenerosidade da CBF”, reportagem de Eugenio Goussinsky e Lucas Cheiddi publicada na Edição 265 da Revista Oeste

Leia mais: “Uma província chinesa”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 264 da Revista Oeste

O post Hugo Calderano vence líder do ranking e é campeão mundial de tênis de mesa apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.