Ondas gigantes na Austrália deixam 6 mortos e 2 desaparecidos

Durante o feriado prolongado da Páscoa, a costa leste da Austrália foi atingida por ondas gigantes associadas aos resquícios da passagem do ciclone tropical Tam, resultando em pelo menos seis mortes por afogamento e dois desaparecimentos.

No Estado de Nova Gales do Sul, cinco pessoas morreram entre sexta 18, e este domingo, 20, incluindo pescadores arrastados por ondas em Tathra, Green Cape e Wattamolla.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Entre as vítimas registradas no Estado, está um adolescente de 14 anos que foi resgatado com vida, mas um homem adulto não resistiu. Em Victoria, uma mulher morreu e um homem continua desaparecido depois de serem levados ao mar em San Remo.

As autoridades continuam as buscas pelos desaparecidos: um em Little Bay, Nova Gales do Sul, e outro na costa de Victoria.

O CEO da Surf Life Saving Australia (SLSA) em Nova Gales do Sul, Steven Pearce, classificou este como o “pior feriado de Páscoa em termos de afogamentos” já registrado no estado. Ele descreveu o período como “absolutamente horrível” e destacou que todas as vítimas se afogaram em áreas rochosas.

Alerta de perigo emitido na Austrália

Em um comunicado publicado na quinta-feira 17, a SLSA alertou que o risco de afogamento quadruplica durante feriados prolongados, sobretudo em praias sem patrulha, onde 630 mortes foram registradas na última década.

O CEO da SLSA, Adam Weir, declarou em nota: “A Austrália possui mais de 10.700 praias no continente e, infelizmente, nossos serviços de salvamento marítimo não podem estar presentes em todas elas”. “Por isso, é fundamental que a segurança na água seja prioridade para todos que aproveitarem nosso litoral nesta Páscoa”, afirmou.

“As praias patrulhadas são o lugar mais seguro para nadar e curtir o oceano”, prosseguiu Weir. “Mas sabemos que os australianos e os visitantes do nosso país gostam de se aventurar fora dos roteiros tradicionais para acampar, pescar e praticar outras atividades costeiras. Esses locais, no entanto, podem apresentar perigos — alguns visíveis, outros não — e é por isso que damos um conselho simples: Pare, observe, fique vivo.”

Neste feriado, as ondas chegaram a 7 metros e atingiram Brisbane, Queensland, além de Sydney e outras áreas da costa leste. As condições adversas apresentam grandes riscos para pesca, navegação e natação.

O post Ondas gigantes na Austrália deixam 6 mortos e 2 desaparecidos apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.