Eram quase dez horas da manhã em Roma quando a apresentadora Eleonora Daniele, do canal Rai, anunciou ao vivo a morte do Papa Francisco. Depois de um repórter concluir sua transmissão externa, ela recebeu informações das agências ANSA e AdnKronos.
“Então, peço que removam essas imagens, obrigada”, disse, visivelmente abalada. “Recebi notícias de duas agências, uma da ANSA e uma da AdnKronos, que leio como jornalista. E acho que esta é uma das notícias mais tristes do mundo. As agências agora estão noticiando a morte do Papa. Esta é a notícia: o Papa Francisco está morto”.
O Vaticano confirmou oficialmente a morte do Papa Francisco, líder da Igreja Católica e primeiro Papa argentino, na segunda-feira 30, aos 88 anos.
O falecimento ocorreu um dia depois de sua última aparição pública, quando acenou para os fiéis na Basílica de São Pedro, desejando-lhes “Boa Páscoa” com voz fraca. Esta aparição se tornou sua despedida aos fiéis.
O funeral do Papa Francisco

Francisco ficou internado por 38 dias neste ano para tratar de uma pneumonia bilateral. Seu quadro era muito grave. Ele recebeu alta em 23 de março e se recuperava em casa, com restrição de compromissos públicos.
O funeral do Pontífice deve ser realizado de quatro a seis dias depois de sua morte, conforme as tradições da Igreja. Em abril de 2024, o Papa Francisco havia promovido reformas nos ritos funerários papais, simplificando as cerimônias.
As mudanças foram publicadas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, mantendo as três “estações” fundamentais, que vão da constatação da morte ao sepultamento.
Vaticano celebra missa em sufrágio do pontífice
A Diocese de Roma celebra nesta segunda-feira, 21, às 19 horas (14h no horário de Brasília) a missa em sufrágio da alma do papa Francisco, morto aos 88 anos.
A missa será celebrada pelo vigário para a diocese de Roma, cardeal Baldo Reina. “A missa será presidida pelo vigário para a diocese de Roma, cardeal Baldo Reina, às 19h na Itália, 14h no horário de Brasília, desta Segunda-feira do Anjo na Basílica de São João de Latrão, Mãe de todas as igrejas no mundo e sede do Bispo de Roma, para a qual estão convidados os presbíteros, diáconos e todos os fiéis”, informou o Vaticano.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O post Jornalista italiana se emociona ao anunciar morte do Papa Francisco; vídeo apareceu primeiro em Revista Oeste.