Na manhã desta segunda-feira, 21, uma explosão seguida de incêndio ocorreu na plataforma Cherne 1, operada pela Petrobras, na Bacia de Campos. Ao todo, 11 trabalhadores ficaram feridos. O incêndio ocorreu por volta das 7h25.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Localizada a cerca de 130 km da costa de Macaé, a plataforma abrigava 176 pessoas no momento do acidente. Um dos feridos caiu no mar e precisou ser resgatado. Ele sofreu queimaduras na mão e na cabeça. Foi retirado da água pela Embarcação Locar XXII, onde recebeu atendimento médico imediato.
De acordo com informações do Sindicato dos Petroleiros de Nova Friburgo e com a Petrboras, as equipes de emergência controlaram o incêndio rapidamente. Até o momento, a produção da plataforma está suspensa.
A empresa destacou que a Cherne 1 está desativada desde 2020 e assegurou que todas as pessoas a bordo estão em segurança. Além disso, trabalhadores não essenciais serão desembarcados de forma preventiva para permitir uma avaliação detalhada da integridade das instalações. Uma comissão deve apurar as causas do incêndio.
Entenda como funciona a Bacia de Campos
A Bacia de Campos é uma das maiores e mais importantes bacias produtoras de petróleo do país. Essa bacia é conhecida por abrigar grandes campos de petróleo, especialmente em águas profundas e ultraprofundas, o que faz dela uma das áreas de maior exploração de petróleo no Brasil — principalmente pela Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras).
Características principais:
- Localização: a Bacia de Campos está situada na plataforma continental, entre o litoral fluminense e o Estado de São Paulo. A região cobre uma área de aproximadamente 100 mil km².
- Formação geológica: a Bacia de Campos se formou a partir de processos geológicos que ocorreram ao longo de milhões de anos, principalmente durante o Cretáceo, com a separação do supercontinente Gondwana. O cenário geológico resultante tem grande potencial para a formação de grandes reservatórios de petróleo e gás natural, principalmente por causa da presença de rochas fontes e reservatórios adequados para acumulação de hidrocarbonetos.
- Exploração e produção: a Bacia de Campos é um dos principais centros de exploração de petróleo do Brasil, com diversos campos ativos e uma infraestrutura significativa para a extração e transporte de petróleo. As principais técnicas de extração incluem plataformas de perfuração e unidades de produção flutuantes, que operam em águas profundas e ultraprofundas.
- Reservatórios: os principais campos de petróleo dentro da Bacia de Campos estão situados em águas com profundidade que variam de 200 metros a mais de 2.000 metros — o que torna a exploração mais complexa e tecnológica, exigindo plataformas flutuantes especializadas, como as Floating Production, Storage and Offloading units.
- Importância Econômica: a Bacia de Campos foi, por muitos anos, responsável pela maior parte da produção de petróleo do Brasil — e ainda tem um papel crucial na economia nacional. A produção de petróleo da bacia contribui significativamente para o abastecimento interno e para a exportação de petróleo brasileiro.
Os principais polos produtivos
- Campo de Marlim: um dos maiores e mais importantes campos de petróleo do Brasil;
- Campo de Barracuda: outro campo importante na produção de petróleo da bacia; e
- Campo de Albacora: também relevante para a produção de petróleo.
Leia também: “Guerra das refinarias Guerra das refinarias”
O post Incêndio atinge plataforma da Petrobras na Bacia de Campos (RJ) apareceu primeiro em Revista Oeste.