O mundo se despediu nesta segunda-feira, 21, de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, de 88 anos. Agora, o Vaticano se prepara para realizar o sepultamento do sumo pontífice. O ritual deve seguir alguns passos que estão previstos no livro litúrgico da Igreja Católica Ordinário das Exéquias.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Em entrevista à edição desta segunda-feira, 21, do Jornal da Oeste, o padre José Eduardo explicou como é feito o procedimento para a despedida de um papa.
O sepultamento do corpo de Francisco
De acordo com o sacerdote, o primeiro passo é fazer o chamado reconhecimento canônico. Nesse caso, o corpo de sumo pontífice é levado à Capela da residência Santa Marta, onde o cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell fará o reconhecimento do corpo do líder da Igreja Católica.

Depois, o cardeal destruirá o anel do papa — também chamado “anel do pescador” — um ato que simboliza o fim da autoridade de Francisco.

Dois dias depois, o corpo do papa é exposto na Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano. Esse é o momento em que os fiéis poderão visitar o corpo do papa. O ritual deve durar de quatro a seis dias.
Local de sepultamento do papa
Depois da missa de despedida, o corpo do papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na Itália.

A Diocese de Roma realizou, nesta segunda-feira, a missa em sufrágio da alma do papa Francisco. A missa foi celebrada pelo vigário para a diocese de Roma, cardeal Baldo Reina.
Francisco ficou internado por 38 dias neste ano para tratar de uma pneumonia bilateral. Seu quadro era muito grave. O papa recebeu alta em 23 de março e se recuperava em casa, com restrição de compromissos públicos.
Neste domingo, 20, dia em que os Critãos do mundo celebraram a Páscoa, ele apareceu publicamente e abençoou os fiéis que estavam na Praça São Pedro.
O post Padre explica como vai ser a despedida a Francisco apareceu primeiro em Revista Oeste.