Três dias depois de garantir a Copa do Mundo de tênis de mesa, em Macau, na China, a vitória do brasileiro Hugo Calderano repercute também no campo político. Considerado uma surpresa, o resultado provocou nesta quarta-feira, 23, a renúncia de Liu Guoliang, presidente da Associação Chinesa de Tênis de Mesa (CTTA).
“Renunciei no momento certo para dar à nova liderança da organização um ciclo completo de preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Agora estou pensando em passar mais tempo com a família”, disse o dirigente ao jornal South China Morning Post.
Bicampeão olímpico assume o comando
“Honestamente, estou um pouco triste de deixar o cargo, mas estou empolgado para o futuro. Meu amor pelo tênis de mesa nunca vai mudar”, afirmou o ex-atleta. Liu Guoliang será substituído na presidência da CTTA por Wang Liqin, bicampeão olímpico (duplas em Sydney-2000 e por equipes em Pequim-2008).
Atual campeã mundial, a mesatenista Sun Yinghsa utilizou sua conta no Weibo, popular rede social chinesa, para falar sobre a troca no comando da organização máxima do esporte no país. “Acredito que com a liderança de Wang Liqin, a equipe nacional de tênis de mesa continuará imbatível no próximo ciclo olímpico”.
Calderano supera líder do ranking mundial
No último domingo, 20, Hugo Calderano venceu o chinês Lin Shidong por 4 games a 1, com parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5. Assim, conquistou a Copa do Mundo de tênis de mesa pela primeira vez. O título é inédito não só para o carioca, mas também para o Brasil e para o continente americano.
Com a conquista, Hugo se tornou o primeiro atleta da história de fora da Ásia ou da Europa a ser campeão do torneio. Além disso, superou todas as expectativas que davam o favoritismo absoluto a Lin Shidong, atual líder do ranking mundial.
+ Leia mais notícias de Esportes na Oeste
O post Calderano derruba presidente da Confederação Chinesa de Tênis de Mesa apareceu primeiro em Revista Oeste.