O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse não estar contente com os recentes bombardeios da Rússia na capital da Ucrânia, Kiev. “Desnecessário e em um péssimo momento”, escreveu o republicano em sua rede social, Truth Social, nesta quinta-feira, 24.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Trump mandou um recado direto para o governante russo: “Vladimir, pare! 5 mil soldados estão morrendo por semana”. O presidente norte-americano também falou em apressar as negociações para um cessar-fogo. “Vamos concluir o acordo de paz.”
Ainda nesta semana, Trump havia dito que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é mais difícil de lidar que Vladimir Putin.
“Acho que temos um acordo com a Rússia”, disse ele no Salão Oval da Casa Branca. “Temos que chegar a um acordo com o presidente ucraniano e espero que ele — pensei que seria mais fácil lidar com Zelensky — até agora tem sido mais difícil.”
Bombardeio quis pressionar os EUA e a Ucrânia, diz Zelensky
Na noite da última quarta-feira, 23, a Rússia promoveu um de seus piores bombardeios contra a Ucrânia. De acordo com Volodymyr Zelensky, cerca de 70 mísseis e 150 drones foram lançados contra Kiev. Houve 9 mortes confirmadas e mais de 80 pessoas ficaram feridas.
It has been 44 days since Ukraine agreed to a full ceasefire and a halt to strikes. This was a proposal from the United States. And it has been 44 days of Russia continuing to kill our people and evading tough pressure and accountability for its actions.
It is extremely… pic.twitter.com/87CSHvsvqG
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 24, 2025
“Já se passaram 44 dias desde que a Ucrânia concordou com um cessar-fogo total e a suspensão dos ataques. Essa foi uma proposta dos Estados Unidos”, escreveu Zelensky em publicação no X. “E já são 44 dias em que a Rússia continua matando nosso povo e escapando de pressão rigorosa e de responsabilidade por suas ações.”
O presidente ucraniano está em uma viagem à África do Sul, onde disse a repórteres que o ataque é “um dos mais complexos e ousados da Rússia”. Para Zelensky, o bombardeio foi uma tentativa de pressionar tanto a Ucrânia quanto os EUA.
“A Rússia entende que a Ucrânia está firme e protegendo seus direitos e está pressionando nosso povo”, disse a repórteres. “Também está pressionando os EUA, o que eu acho que também está relacionado a este ataque. Em primeiro lugar.”
O post Trump critica bombardeio da Rússia na Ucrânia: ‘Vladimir, pare!’ apareceu primeiro em Revista Oeste.