O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Roma nesta sexta-feira, 25, para acompanhar o funeral do papa Francisco. Ele chegou ao Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci por volta das 13h30, no horário local, isto é, 8h30 em Brasília. A primeira-dama Rosângela da Silva acompanha o petista na viagem.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Além de Lula, representantes dos Três Poderes integram a delegação oficial: o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal; Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados; e Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Federal.
O funeral está previsto para ocorrer neste sábado, 26. A expectativa é que Lula e sua comitiva retornem a Brasília ainda no mesmo dia, depois da cerimônia oficial. Esta será a segunda vez que ele participa do funeral de um pontífice. Em 2005, durante seu primeiro mandato, o petista esteve no Vaticano para a despedida de João Paulo II.
Com a escolha do novo papa, Lula terá convivido com quatro líderes da Igreja Católica enquanto presidente do Brasil: João Paulo II (1978-2005), Bento XVI (2005-2013), Francisco (2013-2025) e o futuro sucessor da Santa Sé.
Vaticano prepara transição depois da morte de Francisco
O papa Francisco morreu na segunda-feira 21, aos 88 anos. De acordo com o Vaticano, ele sofreu um acidente vascular cerebral, seguido de insuficiência cardíaca. O corpo do pontífice vai ser selado em uma cerimônia privada na noite desta sexta-feira, 25. Oito cardeais devem conduzir o ritual.
+ Leia também: “Papa Francisco morreu sem sentir dor, diz médico”
A Igreja ainda não confirmou a data de início do conclave, mas é improvável que a escolha do novo papa comece antes de 9 de maio. Enquanto isso, os cardeais que já estão em Roma continuam reunidos quase todos os dias para definir os detalhes logísticos da sucessão.
O post Lula e comitiva chegam a Roma para funeral do papa Francisco apareceu primeiro em Revista Oeste.