Associação de vítimas do 8 de janeiro reage a bloqueio de Motta no Instagram

A Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (ASFAV) denunciou, nesta quinta-feira, 25, uma atitude que classificou como censura por parte do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). O parlamentar bloqueou tanto o perfil oficial da entidade quanto o da advogada Carolina Siebra, que representa juridicamente as famílias de presos pelos atos de 8 de janeiro.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O motivo do bloqueio foi um comentário feito pela advogada em uma publicação do deputado. Carolina escreveu: “Presidente, cumpra sua promessa!”. A frase fazia alusão à cobrança pelo andamento do Projeto de Lei da Anistia. A proposta vem sendo ignorada pela cúpula do Congresso, apesar da pressão crescente de familiares e apoiadores dos presos políticos do 8 de janeiro.

Para a ASFAV, a atitude do deputado revela despreparo para lidar com críticas democráticas e disposição para calar vozes que divergem da postura oficial. A associação enfatizou que sempre manteve diálogo respeitoso com autoridades, mas não pretende abrir mão do direito de cobrar providências do Parlamento frente ao que considera injustiças contra cidadãos comuns.

“O bloqueio de vozes dissonantes, sobretudo quando expressas dentro dos limites da civilidade, fere o princípio da liberdade de expressão e empobrece o debate democrático”, diz a nota.



Motta recua e frustra oposição

O PL já reuniu votos para levar o projeto ao plenário com urgência. Mas a decisão final está nas mãos de Motta. Antes de assumir interinamente o lugar de Arthur Lira (PP-AL), ele prometeu pautar o texto. Nos últimos meses, porém, se aproximou do governo Lula e passou a adiar o compromisso.

O post Associação de vítimas do 8 de janeiro reage a bloqueio de Motta no Instagram apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.