A prisão do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, condenado por crimes apurados pela Lava Jato, na madrugada desta sexta-feira, 25, repercutiu nas redes sociais. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou prender o ex-presidente, depois de considerar que os recursos se esgotaram.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Políticos, analistas e juristas perguntam por que Collor foi preso com base na condenação por crimes apurados pela Operação Lava Jato — a maior investigação sobre corrupção no país — e outros acusados estão soltos, depois de terem processos e condenações anulados pelo STF.
Sistematicamente, o STF entendeu que havia um conluio entre o então juiz da Lava Jato, Sergio Moro, hoje senador, e os procuradores da República que atuavam na força-tarefa. Dezenas de réus foram beneficiados, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aliados do PT.
Moro (União-PR) perguntou “por que os demais ladrões da Petrobras foram liberados por alguns ministros do Supremo Tribunal Federal e não estão mais presos? E quem, durante os governos do PT, entregou a BR Distribuidora para o controle do Collor?”
Ex-procurador da República responsável pela Lava Jato, Deltan Dallagnol criticou a postura divergente do STF. “Depois da democracia relativa, vem aí a Lava Jato relativa: a operação anticorrupção que só presta quando o Supremo quer”, escreveu. “Aos amigos, anulações, suspensões e devolução de dinheiro roubado. Aos inimigos, prisão e condenação.”
O deputado Nikolas Ferreiras (PL-MG) perguntou se Moraes iria mandar prender os outros condenados na Lava Jato.
Carlos Jordy (PL-RJ) disse ter vivido “para ver o STF matar a lava jato para livrar a cara de todos petistas e agora ressuscitar para prender o Collor, que coincidentemente apoiou Bolsonaro em 2022”. “É tão escancarado, que virou normal, ninguém se espanta mais com a suruba judicial desse País!”
Em outro post, ele lista recentes decisões do STF sobre a Lava Jato.
O jurista Fabricio Rebelo disse que “não deixa de ser intrigante ver como a Lava Jato vale ou não vale a depender de quem sejam os réus”.
“Por que a Lava Jato vale para prender Collor, mas não vale para manter Lula e outros condenados presos?”, indagou Leandro Ruschel.
O post Políticos e analistas perguntam: por que a Lava Jato vale para prender Collor e não outros acusados? apareceu primeiro em Revista Oeste.