Aconteceu nesta sexta-feira, 25, a cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco. Kevin Farrell, cardeal camerlengo, presidiu o rito fúnebre às 20h, no horário de Roma (15h em Brasília).
+ Leia mais notícias de Mundo
O ato ocorreu a portas fechadas, na Basílica de São Pedro, onde o corpo chegou na terça-feira, 22. O pontífice faleceu na segunda-feira, 21.
No sábado, 26, deve ocorrer o sepultamento do caixão com corpo do papa na Basílica de Santa Maria Maggiore. O local fica em Roma, a cerca de 4,5 km do Vaticano.
A leia da igreja define o período de espera para o sepultamento. O enterro não dá início ao conclave. Oficialmente, os católicos devem permanecer de luto por nove dias a contar da morte do Sumo Pontífice. Apenas após esse período é que se inicia a escolha do novo líder máximo da religião.
Quem é o cardeal que coordenou o fechamento do caixão do Papa?
Por ser o camerlengo, o irlandês Kevin Farrell, 77 anos, é o homem mais importante da Igreja Católica até que um novo Sumo Pontífice seja escolhido. O cargo funciona como uma espécie de “vice” do Papa, com poderes limitados — ele deve garantir que a Igreja continue funcionando, mas não pode tomar decisões que impactem a doutrina dos fiéis.
O post Cardeal fecha o caixão do papa apareceu primeiro em Revista Oeste.