Alexandre Garcia relembra Lava Jato e critica asilo dado à ex-primeira-dama do Peru

No artigo “Ressuscitar a Lava Jato”, publicado na Edição 266 da Revista Oeste, o jornalista Alexandre Garcia usa o asilo concedido a Nadine Heredia, ex-primeira-dama do Peru, como ponto de partida para refletir sobre o abandono do combate à corrupção no Brasil.

Condenada por lavagem de dinheiro, Nadine foi acolhida na embaixada brasileira em Lima e depois trazida ao país em um avião da Força Aérea Brasileira. O jornalista classifica o gesto que como mais um exemplo da “generosidade” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais: “Juiz manda soltar Lula em ação contra asilo concedido à ex-primeira-dama do Peru”

Garcia lembra que, no mesmo dia em que Nadine se refugiou na embaixada, a Justiça peruana a condenava a 15 anos de prisão. A repercussão internacional foi imediata: a Transparência Internacional criticou o Brasil por enviar “um sinal preocupante de tolerância com práticas ilícitas”, enquanto a imprensa peruana resumiu o episódio com a manchete “Corruptos se protegem”.

A Lava Jato e a impunidade no Brasil

O jornalista relembra que o Brasil descartou os mesmos elementos que o Peru usou para embasar as condenações dos políticos. Ele afirma que a Lava Jato foi enterrada sob acusações de erros processuais, enquanto o chamado “Inquérito do Fim do Mundo” segue com “excessos turbinados”.

Leia um trecho do artigo de Alexandre Garcia

“A generosidade de Lula acabou por levantar o óbvio: se uma similar da Lava Jato funciona no Peru para condenar quatro ex-presidentes e uma candidata a presidente, por que não funciona no Brasil? Aqui alegaram CEP errado e julgaram que o juiz Moro e o promotor Dallagnol exageraram, mas a materialidade dos crimes continua incólume. Confissões, acordos, devoluções, provas; nada deixou de existir. Os depoimentos que incriminaram os presidentes peruanos são os mesmos que citam autoridades brasileiras, assim como os acordos assinados. No entanto, o ministro Toffoli anulou provas e cancelou devoluções; o ministro Gilmar se orgulha de ter acabado com a Lava Jato e a chamou de criminosa. No Peru tem sido o inverso: os criminosos é que são os criminosos. E vão para a cadeia — se não forem acolhidos pelo governo brasileiro. Aqui, o PT divulgou nota de ‘integral solidariedade’ ao presidente Lula, que foi solidário com Nadine Heredia.”

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 266 da Revista Oeste vai além do texto de Alexandre Garcia. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de JR Guzzo, Tiago Pavinatto, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Silvio Navarro, Uiliam Grizafis, Sarah Peres, Carlo Cauti, Rachel Díaz, Anderson Scardoelli, Adalberto Piotto, Ubiratan Jorge Iorio, Roberto Motta, Dagomir Marquezi e Daniela Giorno.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o financiamento do projeto é diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

O post Alexandre Garcia relembra Lava Jato e critica asilo dado à ex-primeira-dama do Peru apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.