O líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas (União-MA), evitou se comprometer com o apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Segundo Pedro Lucas, “o União Brasil é um partido formal, plural, formado por várias tendências”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O parlamentar disse que o partido precisa fortalecer suas bases estaduais e discutir as candidaturas maiores, como a disputa pelo Planalto, quando o momento chegar. “Precisamos nos fortalecer nos Estados para, em 2026, pleitearmos algo maior, como uma candidatura majoritária, vice, uma grande bancada de senadores e deputados”, observou.
Os parceiros do União Brasil
Sobre a federação com o Progressistas (PP), Pedro Lucas confirmou que o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, comandará a aliança até dezembro de 2026. Esse arranjo, no entanto, enfrenta resistência interna, com o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) reivindicando a liderança da federação.
Pedro Lucas também revelou que o novo ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, solicitou sua ajuda para aproximar a bancada de deputados do União Brasil.
Ele explicou que o partido não participou do processo de escolha do ministro, que foi conduzido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). “Frederico Siqueira já buscou contato comigo, e vamos fazer essa articulação na bancada da Câmara para que ele possa ser conhecido e obter o respaldo dos deputados”, disse.
Ao comentar o convite para assumir o Ministério das Comunicações, feito pelo governo depois de uma reunião entre ele e Lula, Pedro Lucas admitiu que sinalizou positivamente para o cargo. No entanto, explicou que o ambiente de disputa pela liderança do União Brasil na Câmara impossibilitou a concretização da mudança. O maranhense priorizou a bancada.
“Sinalizei que sim, mas também pedi um tempo para construir isso dentro da bancada”, afirmou. “Essa construção não foi possível. Pelo contrário, houve uma disputa até o último minuto.”
O post Líder do União Brasil não garante apoio à reeleição de Lula apareceu primeiro em Revista Oeste.