Deputados embarcam para os EUA para discutir tarifas e liberdade de expressão

O deputado federal Filipe Barros (PL-PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Credn) da Câmara, anunciou que um grupo de parlamentares vai realizar uma missão oficial nos Estados Unidos. O objetivo é tratar de temas como política tarifária e liberdade de expressão. O portal Poder360 divulgou as informações neste sábado, 26.

Filipe explica que a viagem ainda não tem data confirmada, mas deve ocorrer entre o final de maio e o início de junho. O deputado afirma que o grupo pretende dialogar com autoridades do Departamento de Estado norte-americano para apresentar a posição do colegiado sobre questões bilaterais.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

De acordo com o parlamentar, a comitiva também deve levar uma mensagem formal pedindo desculpas, em nome do povo brasileiro, pelas ofensas recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra Donald Trump e o empresário Elon Musk.

Além disso, a agenda da missão prevê uma visita à Organização dos Estados Americanos. Os deputados planejam se reunir com Pedro Vaca, responsável pela elaboração de um relatório sobre a situação da liberdade de expressão no Brasil, com previsão de publicação no segundo semestre.

O grupo também deve se encontrar com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que atualmente está licenciado do mandato e reside nos EUA. Segundo Filipe, Eduardo tem desempenhado um papel estratégico na organização da missão, facilitando o contato com autoridades norte-americanas.

Deputados devem se encontrar com Eduardo Bolsonaro nos EUA

Em entrevista ao Poder360, Filipe reconhece a influência de Eduardo Bolsonaro na preparação da viagem e no trabalho da comissão.  

“Ele tem buscado o contato com algumas dessas autoridades norte-americanas, porque, muitas vezes, por estarmos no Brasil, o acesso a elas é mais restrito”, disse Filipe. “O fato de ele estar lá nos ajuda muito.”

+ Leia também: “Filipe Barros: ‘O governo Lula se beneficia de um complexo industrial da censura'”

O apoio de Eduardo não se limita à missão diplomática. Na posse de Filipe como presidente da Credn, em março, o deputado reforçou que o colegiado daria “respaldo” ao filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Uma das primeiras ações da comissão sob a liderança de Filipe Barros foi a aprovação de uma moção de apoio a Eduardo. O documento pode fortalecer eventuais pedidos de asilo político do parlamentar nos Estados Unidos, caso ele opte por seguir esse caminho.

O post Deputados embarcam para os EUA para discutir tarifas e liberdade de expressão apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.