Em Vancouver, no Canadá, nove pessoas morreram depois que um motorista atropelou uma multidão no sábado, 26. A tragédia ocorreu por volta das 20h, no horário local (meia-noite em Brasília). Por ora, a polícia descartou que o ato tenha sido um ataque terrorista.
As vítimas celebravam o Dia de Lapu-Lapu, um evento da comunidade filipina que homenageia o líder indígena de mesmo nome, conhecido por sua resistência ao domínio estrangeiro das Filipinas no século XVI.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
De acordo com a AFP, testemunhas relataram que um veículo preto conduzia de forma errática antes do atropelamento. Um homem que trabalhava em um food truck próximo descreveu a cena: “Saí do meu food truck, olhei para a rua e havia corpos por toda parte.”
Polícia prende o motorista de Vancouver
O motorista foi detido pelas autoridades. A polícia confirmou a prisão por meio de mensagem no X. O suspeito é um homem com cerca de 30 anos.
“Várias pessoas morreram e muitas ficaram feridas depois que um motorista atropelou uma multidão em um festival de rua na esquina da Avenida 41 Leste com a Fraser, pouco depois das 20h de hoje”, informou a polícia de Vancouver pelo X. “O motorista está preso. Forneceremos mais informações à medida que a investigação se desenrolar.”
Autoridades do Canadá se manifestam
Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá, usou as redes sociais para prestar condolências às famílias.
“Fiquei arrasado ao saber dos eventos horríveis no festival Lapu-Lapu”, escreveu. “Apresento minhas mais profundas condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade filipino-canadense e a todos em Vancouver. Estamos todos de luto com vocês.”
Ken Sim, prefeito de Vancouver (sem partido), também se manifestou. “Estou chocado e profundamente triste com o terrível incidente no evento do Dia de Lapu-Lapu no sábado, 26”, disse.
A tragédia aconteceu dias antes das eleições no Canadá. A votação havia sido antecipada por Carney para acontecer na segunda-feira, 28.
O post Tragédia no Canadá: motorista atropela multidão, causando mortes em Vancouver apareceu primeiro em Revista Oeste.