A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para os riscos de fortes chuvas em todo o Estado desde as primeiras horas desta segunda-feira, 28. Depois de um fim de semana com precipitações mais moderadas, a previsão é de que a frente fria cause tempestades com raios e ventos fortes.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE), as áreas mais afetadas serão a Região Metropolitana de São Paulo e o Litoral Norte, onde se esperam temporais generalizados, especialmente à tarde.
Chuvas em outras regiões
Em outras regiões do Estado, o risco de tempestades também existe, mas de forma mais localizada e sem grandes acumulados de precipitação.
Os meteorologistas indicam que, a partir de terça-feira, 29, uma massa de ar seco deverá passar pela região, afastando as chuvas e provocando uma queda nas temperaturas. Essa mudança climática trará um alívio temporário após as tempestades previstas para o início da semana.
Medidas de segurança e recomendações
A Defesa Civil destaca que, devido às chuvas recentes, o solo já está bastante encharcado, o que eleva o risco de deslizamentos de terra.
Moradores de áreas de encosta devem ficar atentos a sinais de instabilidade, como rachaduras nas paredes, água barrenta descendo por encostas e postes ou árvores inclinados. Esses sinais indicam a necessidade de evacuação imediata para garantir a segurança dos habitantes.
Além disso, com o objetivo de evitar acidentes, a Defesa Civil recomenda que, durante chuvas intensas, a população evite permanecer próxima a árvores ou estruturas metálicas frágeis, e jamais atravesse ruas que estejam alagadas. Essas precauções são essenciais para minimizar riscos à segurança das pessoas e evitar danos materiais.
O post SP: Defesa Civil emite alerta para fortes chuvas e riscos de deslizamentos apareceu primeiro em Revista Oeste.