O mês de abril se despede com o típico clima de outono para grande parte do Brasil. A combinação do avanço de uma frente fria e da chegada de uma forte massa de ar frio provoca mudanças expressivas no tempo em diversas regiões nesta terça-feira, 29.
A frente fria é o choque inicial, que causa chuva e mudança repentina no tempo. Já a massa de ar frio é o que vem depois do choque e traz frio prolongado e céu limpo. Durante a madrugada, a frente fria atinge o sul da Bahia e altera o tempo principalmente na faixa litorânea, segundo o site Meteored.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No decorrer da manhã, o sistema frontal avança pela costa baiana e intensifica as instabilidades no período da tarde, especialmente entre o sul do Estado e a região de Porto Seguro, onde o alerta de chuvas intensas permanece ao longo da noite. Salvador, por sua vez, deve permanecer fora da influência direta da frente fria.
No Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a forte massa de ar frio estabiliza o tempo. A terça-feira será marcada por sol entre nuvens e temperaturas amenas, típicas do outono, com sensação de frio nas madrugadas e no começo das manhãs. De acordo com os dados, as mínimas ficam próximas dos 12°C em Porto Alegre e chegam a 14°C em São Paulo.
Frente fria mantém chuvas no Centro-Oeste e Sudeste
Apesar do tempo mais firme na maior parte do Sudeste, ainda há previsão de chuvas sobre Minas Gerais, especialmente na porção norte do Estado, onde os acumulados podem ser expressivos. Goiás e a metade norte do Mato Grosso também podem registrar precipitações fracas e isoladas ao longo do dia.
Além disso, observa-se um nítido contraste climático no território nacional: enquanto o Norte e parte do Nordeste seguem com temperaturas elevadas e chuvas frequentes, o Centro-Sul já experimenta condições típicas de outono, com tempo seco e resfriamento progressivo.

O mapa de chuva confirma a concentração de instabilidades no litoral do Nordeste e áreas isoladas do Norte e Centro-Oeste. Já o mapa de temperatura destaca o predomínio de calor sobre o Norte e Nordeste, enquanto o Centro-Sul apresenta resfriamento progressivo, reflexo da massa de ar frio.
Com o avanço da frente fria, a tendência é de que os próximos dias mantenham a atmosfera mais estável no Centro-Sul, mas com noites e madrugadas cada vez mais geladas, o que reforça a transição para o inverno que se aproxima.
Leia também: “O país da chuva”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste
O post Frente fria derruba as temperaturas pelo Brasil nesta terça-feira, 29 apareceu primeiro em Revista Oeste.