PSDB anuncia convenção para votar fusão com o Podemos

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, 29, a convocação de uma Convenção Nacional que abrirá caminho para a fusão com o Podemos. A deliberação foi conduzida pela Executiva Nacional da sigla, sob a liderança de seu presidente nacional Marconi Perillo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A medida representa um marco no processo de reorganização interna do PSDB, que busca, depois de anos de desgaste eleitoral e fragmentação de lideranças, se reposicionar no cenário político como alternativa de centro, fora dos polos ideológicos que dominaram os últimos ciclos eleitorais.

A reunião foi realizada de forma híbrida, com parte dos membros presentes fisicamente em Brasília e outros conectados virtualmente. Segundo comunicado oficial publicado pelo partido nas redes sociais, a decisão abre oficialmente o processo de fusão entre as duas legendas.

“A Executiva Nacional do PSDB autorizou por unanimidade o início oficial das discussões sobre o processo de fusão com o Podemos“, anunciou a nota. “A partir de agora, as consultas serão ampliadas e as várias instâncias partidárias serão ouvidas.”

A Convenção Nacional está marcada para o dia 5 de junho e será o momento decisivo para a formalização do novo partido resultante da união entre PSDB e Podemos. Também será o espaço para a votação das alterações no Estatuto necessárias para a incorporação, já autorizadas pela Executiva.

PSDB enxerga a fusão como “um recomeço”

Para os tucanos, a fusão é interpretada como um recomeço. “Aqueles que apostaram no fim do PSDB estão, agora, testemunhando o recomeço, o renascimento de um movimento partidário importante para o Brasil”, declarou Paulo Serra, presidente da Executiva Estadual do PSDB em São Paulo, que participou da reunião.

Ele classificou o momento como histórico e enfatizou a importância estratégica da união entre as duas siglas: “Essa união com o Podemos, com o primeiro passo tendo sido formalizado hoje, irá render bons frutos”.

Serra destacou ainda o alinhamento entre os dois partidos como um ponto fundamental para o êxito da fusão. “É a materialização desse desejo que o PSDB tem — e o Podemos também — de unir forças para apresentar um projeto longe da polarização, um projeto de centro, um projeto político racional para o Brasil”, afirmou.

Ele destacou que o PSDB continua como “um partido de formuladores de políticas públicas, de pensadores, de acadêmicos”, atributos que a legenda carrega “em seu DNA”, de acordo com ele.

Por fim, a nota divulgada pelo partido também menciona que “PSDB e Podemos continuarão se reunindo nas próximas semanas para construir as convergências necessárias à consolidação de nossa união de estruturas e, principalmente, de propósitos”.

Leia também: “A anistia inevitável”, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste

O post PSDB anuncia convenção para votar fusão com o Podemos apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.