O ministro da Educação, Camilo Santana, pode ser convocado pela Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre o desempenho da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR).
O pedido foi protocolado nesta segunda-feira, 28, pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O parlamentar questiona a eficácia da aplicação de recursos públicos na instituição, que é financiada pela Itaipu Binacional.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Segundo levantamento do jornal Gazeta do Povo, a Unila está entre as 12 piores universidades federais do país em desempenho de graduação. Em 2023, obteve uma Taxa de Sucesso na Graduação (TSG) de apenas 26% — bem abaixo da média nacional, de 46%. O indicador foi criado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para medir o número de estudantes que concluem seus cursos no prazo ideal, acrescido de um ano.
Apesar do resultado fraco, a Unila recebeu mais de R$ 800 milhões da Itaipu nos últimos dois anos. A maior parte dos recursos foi usada na construção de um novo campus e em obras de infraestrutura. Mesmo com esse investimento, os índices acadêmicos pouco evoluíram.
Kim Kataguiri protocolou o requerimento de convocação de Camilo Santana
No requerimento, Kim Kataguiri critica a gestão da universidade e levanta dúvidas sobre o cumprimento dos princípios constitucionais de eficiência e moralidade. Ele afirma que há falhas na aplicação dos recursos públicos e na efetividade acadêmica da instituição.
Criada em 2010, durante o governo Lula, a Unila tem como foco a integração latino-americana. Cerca de 40% dos alunos são estrangeiros, principalmente da América do Sul. Os cursos, em geral bilíngues, seguem um modelo educacional que tem sido alvo de críticas pelo alto custo e pelos baixos resultados práticos.
O pró-reitor Antônio Machado Júnior afirma que a baixa taxa de sucesso tem múltiplas causas e atribui parte do problema à falta de investimentos no ensino superior federal. A decisão sobre a convocação de Camilo Santana será analisada pelos deputados da Comissão.
O post Camilo Santana deve explicar baixa qualificação em universidade bancada pela Itaipu apareceu primeiro em Revista Oeste.